Mestrado em Engenharia de Software

Objetivos do Curso

Este ciclo de estudos tem por objetivo oferecer uma formação profissional avançada em Engenharia de Software. Os graduados são profissionais absolutamente indispensáveis à indústria de software, capazes de gerir projetos de grande dimensão, complexidade e restrições impostas pelo mercado. Portugal precisa de ser capaz de formar as pessoas capazes de estar no topo da hierarquia técnica da indústria de software mundial. Os mestres em engenharia de software são necessários para a indústria de software da mesma forma que os MBAs o são para a gestão, havendo pouca oferta idêntica em Universidades Europeias, pelo que a necessidade do mercado é evidente. Este curso pode também influenciar de forma profunda e positiva a maneira como as Universidades Portuguesas, e a Universidade de Coimbra em particular, constroem a sua oferta de mestrados profissionais, pensados para formar líderes técnicos para a indústria, altamente qualificados.

Condições de Acesso e Ingresso

Os candidatos devem preferencialmente ter experiência em projectos de desenvolvimento de software, por exemplo dois anos de experiência profissional na área da indústria de software. Deverão ter conhecimento ao nível de 1º ciclo de matemática discreta, algoritmos e estruturas de dados e competências de programação (C#, C++, Python, Ruby, ou C). São altamente recomendados conhecimentos em programação orientada aos objectos e requeridos conhecimentos práticos de métodos de programação e organização de computadores.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os graduados do MSE são profissionais absolutamente indispensáveis à indústria de software, capazes de gerir projetos de grande dimensão, complexidade e restrições impostas pelo mercado. Vários alumni do MSE estão a trabalhar em grandes empresas nacionais e estrangeiras como lideres de equipa ou gestores de projecto (e.g. Critical Software, Novabase, WIt software, Feedzai, Facebook, Vodafone-UK, etc.).

Regime de Estudo

Tempo Integral, Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Inglês ou Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Este mestrado define os seus objectivos de aprendizagem, operacionalizados pelas suas unidades curriculares e verificados através da análise do percurso académico dos alunos, tendo como referência o perfil necessário para profissionais capazes de, dada uma necessidade, aplicar uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável conducente ao desenvolvimento, operação e manutenção de um sistema de software que satisfaça os requisitos funcionais e os atributos de qualidade relevantes. Os objectivos descritos em seguida são estruturados recorrendo aos Descritores de Dublin, integrando competências de carácter horizontal e competências específicas da profissão de engenheiro de software, entendendo­-se os mesmos como requisitos para a obtenção do grau.
a) Conhecimento e capacidade de compreensão;
b) Aplicação de conhecimentos e compreensão;
c) Realização de julgamento/tomada de decisões;
d) Comunicação;
e) Competências de autoaprendizagem.

Coordenador(es) do Curso

Mário Alberto da Costa Zenha Rela
mzrela@dei.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Raul André Brajczewski Barbosa
rbarbosa@dei.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 115/2013, de 7 de agosto que procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Todos os alunos devem completar um percurso que consiste em cinco disciplinas nucleares, cinco disciplinas opcionais ou em modalidade de estudo independente tutorado, e um projeto de desenvolvimento de software de larga escala com um cliente real, até perfazerem os ECTS obrigatórios e/ou optativos.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A conclusão com sucesso do MES dará acesso a cursos de 3º ciclo, nomeadamente ao Programa Doutoral em Ciências e Tecnologias da Informação (PDCTI) do DEI/FCTUC, mediante a verificação das regras de acesso específicas desses ciclos de estudo.

Plano de Estudos

Mestrado em Engenharia de Software

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Código DGES: 6295

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Formação ao Longo da Vida


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 20-09-2021
Data de fim: 18-12-2021
2º Semestre
Data de início: 07-02-2022
Data de fim: 21-05-2022

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2014-09-16 a 2020-09-15
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18

Documentos

27_2012_Decisão do Conselho de Administração

19_2012_Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

25_2012_Relatório final da Comissão de Avaliação Externa

17_2012_Guião de autoavaliação