Mestrado em Evolução e Biologia Humanas

Objetivos do Curso

Este curso tem como objetivo oferecer formação avançada em problemáticas ligadas à evolução humana e à biologia humana, destacando-se, neste contexto, i) a importância do conhecimento da história natural da espécie para compreender o presente e perspetivar o futuro; ii) o entendimento do homem como Primata; a problemática das alterações climáticas e as grandes extinções; iii) a capacidade de adaptação humana; iv) lidar com o ritmo incessante de mudança característico da paleoantropologia humana; v) visão interdisciplinar sobre os seres humanos e/ou humanidade; vi) interpretar e lidar com esqueletos humanos em contextos arqueológicos.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao ingresso no Mestrado em Evolução e Biologia Humanas os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em: Antropologia, Biologia, Geologia, Biologia e Geologia, Arqueologia e Psicologia, ou os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em qualquer outra área das Ciências Humanas e Naturais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Câmaras Municipais, Empresas de Arqueologia, Docência no Ensino Superior, Investigação, Hospitais, Laboratórios, Consultadoria, Museus.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/ Inglês

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Este curso tem como objetivo oferecer uma formação especializada, inter e multidisciplinar, a um nível avançado em diferentes áreas da Antropologia Biológica como a Evolução Humana, Biologia do esqueleto, Paleopatologia, Ecologia Humana, Etologia Humana e Genética Humana. Pretende-se que os alunos adquiram Competências instrumentais, em análise e síntese, em organização e planificação, em comunicação oral e escrita, em gestão da informação, para resolver problemas, capacidade de decisão; Competências pessoais e inter-pessoais, em trabalho em grupo, em equipas interdisciplinares, em trabalho num contexto internacional, em raciocínio crítico, em entender a linguagem de especialistas; Competências sistémicas, em aprendizagem autónoma, em investigar, adaptabilidade a novas situações, criatividade, liderança, iniciativa e espírito empreendedor, preocupação com o rigor e a qualidade, em aplicar na prática os conhecimentos teóricos, em autocrítica e auto-avaliação.

Coordenador(es) do Curso

Ana Luísa da Conceição dos Santos
alsantos@antrop.uc.pt

Coordenador de mobilidade

António Xavier de Barros e Cunha Pereira Coutinho
cafe@bot.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março, na redação atual.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para obter o grau de Mestre o estudante tem que completar uma parte letiva com 60 ECTS, realizar uma unidade curricular de acompanhamento da dissertaçao/estágio (3 ECTS) e desenvolver um trabalho de investigação original conducente a uma dissertação (57 ECTS) ou estágio (57 ECTS) e respetiva defesa em provas públicas.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Este curso dá acesso ao Doutoramento em Antropologia e a outros doutoramentos em áreas afins, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Plano de Estudos

Percursos
Especialização em Escavação e Análise de Restos Humanos de Contextos Arqueológicos
Sem área de especialização

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: 6124

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Trimestre(s)
Data de início: 01-09-2022
Data de fim: 30-11-2022
2º Trimestre(s)
Data de início: 01-12-2022
Data de fim: 28-02-2023
3º Trimestre(s)
Data de início: 01-03-2023
Data de fim: 31-05-2023
4º Trimestre(s)
Data de início: 01-06-2023
Data de fim: 31-08-2023
1º Semestre
Data de início: 12-09-2022
Data de fim: 17-12-2022
2º Semestre
Data de início: 06-02-2023
Data de fim: 20-05-2023

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2027-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior
2022-05-03

Documentos

17_2014_Guião de autoavaliação

27_2014_Decisão do Conselho de Administração

19_2014_Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa