Mestrado em Física

Objetivos do Curso

O objectivo do curso de Mestrado em Física é a formação de profissionais com conhecimentos e capacidades de alto nível em Física.Providenciar conhecimentos avançados de física teórica e experimental. • Providenciar conhecimentos sólidos e aprofundados de áreas nucleares de Física Moderna (Física da Matéria Condensada, Física Nuclear e de Partículas, Modelação e Simulação Computacional). • Desenvolver competências em métodos experimentais e computacionais de Física a nível avançado (instrumentação, análise de dados, planeamento experimental, metodologia científica). • Desenvolver um perfil profissional de integridade e honestidade na investigação. • Treinar a capacidade de resolução de problemas, incluindo o desenvolvimento de modelos físicos e a sua simulação, usando meios computacionais. • Efetuar investigação original supervisionada em Física, que será defendida publicamente numa dissertação em Física a realizar no último ano do curso.

Condições de Acesso e Ingresso

Licenciatura em Física, primeiro ciclo em Engenharia Física, Engenharia Física e Tecnológica ou área afim, ou ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a coordenação do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Atividades de investigação em laboratórios de I&D, nas universidades e na indústria, no setor dos serviços e no setor financeiro; em empresas de desenvolvimento e teste de software, em empresas de desenvolvimento e manutenção de instrumentação, em unidades de saúde; atividades de ensino e difusão de ciência no sistema de ensino, em centros interativos de divulgação de ciência e em museus de ciência.

Regime de Estudo

Diurno, tempo integral e presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português, Inglês

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Conhecimentos sólidos e aprofundados de Física, com ênfase em assuntos de Física Moderna, em particular os relacionados com os três ramos do curso de Mestrado: Física da Matéria Condensada, Física Nuclear e de Partículas, Modelação e Simulação Computacional.
Familiarização com investigação fundamental e aplicada em Física.
Competências para a resolução de problemas.
Competências em modelação, simulação, desenvolvimento algorítmico e programação. Pensamento crítico na construção de modelos físicos, capacidade de adaptação de modelos a novos dados.
Competências em estimar, avaliando ordens de grandeza em diferentes situações; uso de soluções conhecidas em novos problemas; capacidade de avaliar o significado dos resultados.
Competências em pesquisas de literatura.
Competências profissionais e humanas, incluindo ética, comunicação e gestão em ciência, apresentação de comunicações científicas em inglês relevantes para a investigação em Física.

Coordenador(es) do Curso

Orlando Olavo Aragão Aleixo e Neves de Oliveira
orlando@uc.pt

Coordenador de mobilidade

Rui Davide Martins Travasso
ruit@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Defesa pública de uma dissertação.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os titulares do Mestrado em Física poderão ter acesso a um 3º ciclo de estudos, conducente ao grau de Doutor, na área de Física.

Plano de Estudos

Percursos
Física Nuclear e de Partículas
Física da Matéria Condensada
Simulação e Modelação Computacional

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: 9657

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Trimestre(s)
Data de início: 01-09-2022
Data de fim: 30-11-2022
2º Trimestre(s)
Data de início: 01-12-2022
Data de fim: 28-02-2023
3º Trimestre(s)
Data de início: 01-03-2023
Data de fim: 31-05-2023
4º Trimestre(s)
Data de início: 01-06-2023
Data de fim: 31-08-2023
1º Semestre
Data de início: 12-09-2022
Data de fim: 17-12-2022
2º Semestre
Data de início: 06-02-2023
Data de fim: 20-05-2023

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1576/2011/AL02

2021-10-07

Documentos

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração