Mestrado em Geociências

Objetivos do Curso

O 2º Ciclo em Geociências forma mestres em domínios essenciais das Ciências da Terra. Pretende-se fornecer uma formação teórica e prática sólidas em áreas de grande relevância para a Ciência e para o desenvolvimento
económico e social do país. As três áreas de especialização propostas - Ambiente e Ordenamento, Recursos Geológicos e Geologia do Petróleo - reflectem a diversidade de áreas de investigação e de recursos humanos
existentes no DCT-FCTUC, a interacção com a comunidade científica nacional e internacional e com a comunidade empresarial do país.
O curso tem a duração de 4 semestres (dois anos lectivos), devendo ser obtidos 120 ECTSs para a sua conclusão.
O plano do curso e as áreas científicas estão descriminados no plano curricular (http://www.dct.uc.pt/ e https://apps.uc.pt/courses/PT/course/338).

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Geologia, Engenharia Geológica e outras áreas afins;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);
c) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da FCTUC;
d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCTUC.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

O titular do grau de “Mestre em Geociências” estará apto a iniciar actividade profissional nas seguintes empresas e organismos:
Empresas de estudo e projecto de requalificação ambiental; Empresas de prospecção e sondagens; Empresas de obras públicas; Empresas de exploração de recursos geológicos; Serviços de protecção civil; Comissões de coordenação regionais; Autarquias e associações intermunicipais; Outros organismos da administração pública; Organismos de investigação.

Regime de Estudo

A tempo integral e regime presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Portugues

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Conferir conhecimentos na pesquisa e identificação de georrecursos através de métodos integrados de prospeção geológica e competências para o planeamento e execução de campanhas de prospeção. Os discentes deverão: identificar as fases de prospeção em contexto; listar a sequência a tarefas a desenvolver em cada fase de prospeção; identificar selecionar e executar as técnicas de prospeção a utilizar “em situação”; estimar e justificar o
potencial económico dos alvos; determinar as técnicas de prospeção a utilizar nas fases subsequentes; rever conhecimentos de DR e SIG aplicáveis à prospeção e planear propostas para a sua utilização; rever conhecimentos de depósitos minerais e geoquímica; distinguir a aplicação de técnicas de prospeção; planear e propor a utilização de técnicas em campanhas de prospeção dirigidas a jazidas específicas; descrever e analisar casos específicos aplicados a diferentes tipos de contexto geológico; interpretar e comparar as técnicas usadas em casos de estudo.

Coordenador(es) do Curso

Alcides José Sousa Castilho Pereira
apereira@dct.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Luís Vítor da Fonseca Pinto Duarte
lduarte@dct.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

É reconhecida a formação prévia do candidato de acordo com os requisitos apresentados no ponto h, podendo ser concedidas creditações no acto de admissão.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Frequência e aprovação num conjunto disciplinar (mínimo de 10 disciplinas) e defesa pública de uma dissertação/

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Programa de Doutoramento em Geociências da FCTUC.
Programas de doutoramento em outras universidades no país ou no estrangeiro.

Plano de Estudos

Percursos
Área de Especialização em Recursos Geológicos
Área de especialização em Ambiente e Ordenamento
Área de especialização em Geologia do Petróleo

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: 6133

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2017-02-23 a 2023-02-22
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18