a carregar...

Mestrado em Matemática

Departamento de Matemática

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

9315

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

4 Semestre(s)

Créditos ECTS

120.0

Categoria

Mestrado de Continuidade

Coordenador(es) do Curso

José Augusto Mendes Ferreira (ferreira@mat.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Ana Paula Jacinto Santana Ramires (aps@mat.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O Mestrado em Matemática pretende formar matemáticos capazes de compreender, enquadrar, formular e resolver problemas em investigação, desenvolvimento e inovação, no contexto da administração pública, banca, comércio, indústria e serviços. O curso transmite uma vasta gama de conhecimento matemático, no rigor do seu enquadramento teórico e na amplitude e motivação da sua aplicação prática, explorando-se o recurso a meios computacionais quando necessário e oportuno.
A área de especialização em Matemática Pura tem por objetivo uma formação avançada em Álgebra, Análise e Geometria, suficientemente abrangente e sólida para permitir investigar problemas com uma estrutura matemática sofisticada e de elevado grau de dificuldade teórica.
A área de especialização em Estatística, Otimização e Matemática Financeira visa dar competência na solução de problemas em tratamento e análise de informação e no consequente apoio à tomada de decisão, com especial enfoque na forma como se lida com o desconhecimento, a incerteza, o risco, a escassez e a eficiência, em particular no âmbito das aplicações em Finanças.
A área de especialização em Análise Aplicada e Computação procura oferecer uma formação integrada em computação científica, mais precisamente na resolução de problemas quantitativos utilizando programação e simulação computacionais, modelos matemáticos e diversas técnicas analíticas, estatísticas e numéricas.
As duas últimas áreas de especialização fornecem também formação matemática sólida nos domínios do conhecimento que lhes estão subjacentes, permitindo evoluir no sentido da investigação fundamental em tais domínios.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O Mestrado em Matemática proporciona um conjunto de competências específicas, próprias de um curso de pós-graduação desta natureza:
(i) conhecimento de teorias matemáticas relevantes e dos seus principais resultados e da forma como estes se articulam e se aplicam, utilizando simultaneamente o rigor matemático enquanto linguagem essencial no processo de criação e assimilação e a intuição como mecanismo de apoio e motivação.
(ii) capacidade de compreender, enquadrar, formular e resolver problemas matemáticos, independentemente da sua origem ou estrutura, possivelmente num contexto matemático multidisciplinar ou no enquadramento de uma aplicação em Ciências, Engenharia, Economia ou Finanças.
(iii) capacidade de utilizar instrumentos computacionais para resolver exata ou aproximadamente problemas matemáticos complexos ou instâncias de problemas envolvendo dados extensos ou incertos, interpretando corretamente os resultados obtidos à luz do conhecimento matemático adquirido.
No que diz respeito às competências transversais genéricas, nomeadamente instrumentais, pessoais e sistémicas, estas são as definidas genericamente nos descritores de Dublin para 1º e 2º ciclo. No Anexo III são apresentadas estas competências para cada unidade curricular.
Regime de Estudo
Tempo integral ou parcial, em regime presencial para avaliação contínua, diurno.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os titulares do grau de Mestrado em Matemática poderão aceder a um 3º ciclo de estudos, conducente ao grau de Doutor, na área da Matemática ou numa área científica próxima.
Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da FCTUC;
d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCTUC.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
A aprendizagem prévia é analisada e eventualmente reconhecida por creditação.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho.
Saídas Profissionais
O Mestrado em Matemática aqui proposto proporciona uma formação em banda larga, que treina o raciocínio abstrato e estimula a autonomia e a criatividade. Para além disso, o curso dota os seus formandos de um largo espectro de conhecimentos teóricos, práticos e computacionais com enorme aplicabilidade na resolução dos mais diversos problemas analíticos e quantitativos em que a Matemática desempenha um papel relevante. Desta forma, as saídas profissionais para os detentores do Grau de Mestre em Matemática são extensas e variadas. Elas estão presentes na investigação e ensino superior e passam por todos os setores de atividade pública e privada, nomeadamente (i) banca, gestão e seguros, (ii) administração, serviços, comércio, informática e telecomunicações, (iii) indústria e desenvolvimento tecnológico.
Regras de Avaliação e Classificação
A avaliação enquadra-se na tipologia definida no Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. O método de avaliação de cada disciplina consta da respetiva ficha de unidade curricular (FUC) incluída no Anexo III. A classificação final é traduzida numa escala de 0 a 20 valores.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Elaboração e defesa pública de uma dissertação.

Plano de Estudos
Percursos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2016-10-31 a 2022-10-30
R/A-Ef 1579/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18