a carregar...

Mestrado em Biologia Celular e Molecular

Departamento de Ciências da Vida

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

6022

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

4 Semestre(s)

Créditos ECTS

120.0

Categoria

Mestrado de Especialização Avançada

Coordenador(es) do Curso

Emília da Conceição Pedrosa Duarte (epduarte@ci.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

António Manuel Santos Carriço Portugal (aportuga@bot.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O Mestrado em Biologia Celular e Molecular dá formação científica e técnica, multidisciplinar, a nível avançado, em áreas de forte desenvolvimento actual da Biologia, do nível molecular e celular ao sistema. O programa é dirigido aos interessados numa carreira científica ou técnica superior, fornecendo os conhecimentos e as ferramentas experimentais para a compreensão do funcionamento dos seres vivos, dos problemas de saúde, e das técnicas modernas de diagnóstico e tratamento, particularmente em Neurociências, Toxicologia, Oncobiologia, Reprodução e Fertilidade.
O Mestrado em Biologia Celular e Molecular é ministrado pelo Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) com a colaboração do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC). O programa beneficia ainda da estreita colaboração existente com outros Centros de Investigação, particularmente o Instituto de Investigação Biomédica em Luz e Imagem (IBILI) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e com laboratórios dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), do Centro de Histocompatibilidade do Centro e do Instituto de Medicina Legal. Este ambiente assegura a colaboração de um corpo docente constituído por cientistas nacionais e estrangeiros, e a formação em laboratórios de investigação e clínicos.
O Mestrado em Biologia Celular e Molecular tem vindo a desenvolver colaborações muito activas com várias instituições estrangeiras. Todos os anos, 2 a 4 estudantes desenvolvem os seus projectos de mestrado na Janssen Pharmaceutica (Bélgica), e foram estabelecidos protocolos para a troca de estudantes com várias universidades (Bari, Sannio e Trieste, em Itália). Através da sua especialização em Neurobiologia, o Mestrado em Biologia Celular e Molecular participa desde 2010 num Mestrado Erasmus Mundus em Neurociências (NEURASMUS), financiado pela UE, que envolve as Universidades de Bordeaux Segalen (France), Vrije em Amsterdam (Holland), Charité de Berlin (Germany) e Georg-August em Gottingen (Germany).

O Mestrado em Biologia Celular e Molecular é um programa com a duração de 2 anos. O 1º ano inclui uma parte curricular constituída por Disciplinas leccionadas na forma de módulos intensivos com a duração de 4 semanas, Rotações Laboratoriais e Seminários. O 2º ano é dedicado inteiramente ao desenvolvimento dum projecto de investigação ou estágio, e termina com uma prova de defesa da dissertação ou relatório de estágio para obtenção do grau.
As disciplinas obrigatórias, em número reduzido, destinam-se a dar uma formação avançada em Biologia Celular Molecular a todos os candidatos, independentemente do seu percurso anterior. A grande variedade de disciplinas opcionais permite a escolha de múltiplas estratégias de formação. O Mestrado pode ser feito sem área de especialização ou com especialização em Neurobiologia.
Nas Rotações Laboratoriais os alunos participam em projectos a decorrer nos centros de investigação associados à Universidade de Coimbra, em hospitais ou em empresas. Além da aprendizagem das tecnologias, o estudante contacta várias áreas e questões científicas que poderá escolher para fazer o projecto de Mestrado.
A preparação do projecto de investigação ou estágio inicia-se no 1º ano com a elaboração dum trabalho de revisão sobre o estado do conhecimento na área científica do projecto (Seminário I). O 1º ano termina com a apresentação e defesa do plano de trabalhos do projecto de investigação ou estágio (Seminário II).
O 2º ano é dedicado em exclusivo ao desenvolvimento do projecto ou estágio, com apresentações regulares do progresso dos trabalhos. Os alunos que desenvolvam investigação científica original elaboram e defendem uma dissertação, enquanto que o trabalho de estágio mais técnico termina com a elaboração e defesa dum relatório.
Regime de Estudo
O Curso é ministrado em horário diurno. As disciplinas são leccionadas no formato de módulos intensivos com a duração de 4 semanas. Os alunos frequentam apenas uma disciplina de cada vez.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Doutoramento.
Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Biologia Celular e Molecular:
a) Titulares de uma licenciatura (180 ECTS) na área das Ciências da Vida (Biologia, Bioquímica, Ciências Biomédicas, Farmácia), com a classificação final mínima de 14 (em 20). Os candidatos com classificação inferior são elegíveis se tiverem experiência técnica ou de investigação adicional (estágio não curricular, programa Erasmus). Podem ser considerados graus noutras áreas desde que o candidato prove o seu interesse pelas Ciências da Vida a nível celular e molecular;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);
c) Os titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado numa das áreas referidas nas alíneas anteriores pelo Conselho Científico da FCTUC e ainda;
d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCTUC.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Candidatos com Licenciaturas pré-Bolonha (4 ou 5 anos) poderão ter disciplinas creditadas no plano de estudos do Mestrado em Biologia Celular e Molecular desde que o conteúdo e nível de ensino sejam equivalentes ao do Mestrado.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho. O plano de estudos enquadra-se no Despacho nº. 20221/2009
Saídas Profissionais
O Mestrado em Biologia Celular e Molecular é um mestrado de especialização avançada, que fornece os conhecimentos e as competências científicas e técnicas necessárias a profissionais qualificados para trabalhar em Investigação Básica e Aplicada, nas áreas da Vida e da Saúde, em instituições académicas e na indústria. A maior parte dos alunos prossegue para estudos de Doutoramento.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para obter o grau, o estudante tem que completar 120 ECTS, distribuídos do seguinte modo:
Para o Mestrado em Biologia Celular sem área de especialização, são obrigatórios 84 ECTS na área científica Biologia Celular e Molecular, obtidos nas disciplinas Regulação Celular, Rotação Laboratorial I, Rotação Laboratorial II, Seminário I e Seminário II do primeiro ano do curso, e na Dissertação/Projecto/Estágio (60 ECTS) do segundo ano do curso. Os créditos opcionais (36 ECTS) podem ser obtidos nas áreas científicas Biologia Celular e Molecular (máximo 30 ECTS), Biologia Integrativa (30 ECTS), Neurobiologia (18 ECTS), Bioquímica (18 ECTS), Física (6 ECTS), Matemática (6 ECTS) ou Empreendedorismo (6 ECTS). Os alunos podem ainda obter 6 ECTS em unidades curriculares livres, em qualquer curso da Universidade de Coimbra (sujeito a aprovação).
Para o Mestrado em Biologia Celular com especialização em Neurobiologia, são obrigatórios 18 ECTS na área científica Biologia Celular e Molecular (obtidos nas disciplinas Regulação Celular, Rotação Laboratorial I e Rotação Laboratorial II), e 78 ECTS na área de Neurobiologia, obtidos nas disciplinas Neurobiologia Celular e Molecular, Neurobiologia e Doença, Seminário em Neurobiologia I e Seminário em Neurobiologia II do primeiro ano do curso, e na Dissertação em Neurobiologia (60 ECTS) no segundo ano. Os créditos opcionais (24 ECTS) podem ser obtidos nas áreas científicas de Biologia Celular e Molecular (máximo 24 ECTS), Biologia Integrativa (24 ECTS), Neurobiologia (6 ECTS), Bioquímica (18 ECTS), Física (6 ECTS), Matemática (6 ECTS) ou Empreendedorismo (6 ECTS). Os alunos podem ainda obter 6 ECTS em unidades curriculares livres, em qualquer curso da Universidade de Coimbra (sujeito a aprovação).

Plano de Estudos
Percursos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2017-02-24 a 2023-02-23
R/A-Ef 1554/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18