a carregar...

Programa Inter-Universitário de Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Entidade parceira : Universidade de Lisboa

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2016-2017

Código DGES

PA00

Tipo de Curso

3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída

Doutor

Duração

3 Ano(s)

Créditos ECTS

180.0

Propina Anual

1717.0 €

Coordenador(es) do Curso

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira (uc33532@uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
Este Doutoramento em Psicologia resulta de uma parceria entre a FPCE-UC e a FP-UL e visa o aprofundamento e extensão dos conhecimentos teóricos, metodológicos e de aplicação na especialidade de Psicologia da Educação, designadamente em três áreas de investigação: Aprendizagem em Contexto Educacional; Desenvolvimento Vocacional e Pessoal; Promoção da Saúde e do Bem-Estar;

Este programa de doutoramento em Psicologia integra um curso de formação avançada a que correspondem 60 ECTS e a elaboração da tese de doutoramento (120 ECTS). O curso de formação avançada, com a duração de 2 semestres, constitui uma fase propedêutica e probatória do percurso do estudante no programa de doutoramento e permite desenvolver competências de investigação que possibilitam projetar, realizar e avaliar estudos no âmbito da Psicologia da Educação. A inscrição na 2ª fase está sujeita à frequência, com aproveitamento de Bom ou superior, do curso de formação avançada.
Após a realização do curso de formação avançada, os estudantes com aproveitamento mínimo necessário poderão proceder ao registo definitivo do tema e plano da tese de doutoramento.
Regime de Estudo
Este curso exige presença nas aulas em tempo integral às Quintas e às Sextas.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Possibilidade de aceder a qualquer nível que exija como base um doutoramento, nomeadamente o acesso a estudos de Pós-Doutoramento.
Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor:
a) Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal em Psicologia
b) A título excecional, os titulares do grau licenciado em Psicologia obtido num formato anterior à implementação do Processo de Bolonha, em cinco anos de formação (correspondentes, pelo menos, a 300 ECTS), ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar e científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica e Coordenadora;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FPCEUC.
2 – O reconhecimento referido nas alíneas b) e c) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo, ao seu titular, a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto-Lei n.º74/2006, de 24 de Março, com a redação que lhe foi dada pelo DL n.º107/2008, de 25 de Junho.
Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, com redacção alterada pelo Decreto N.º 107/2008, de 25 de Junho, e ordem N.º 782/2009, de 23 de Julho.
Saídas Profissionais
O propósito deste curso é proporcionar formação ao longo da vida, possibilitando a integração dos estudantes em redes de investigação de âmbito nacional e internacional e o reforço das ligações dos profissionais com os seus contextos de trabalho, através do domínio de competências científicas que contribuam para o progresso contínuo de uma sociedade baseada no conhecimento.
Regras de Avaliação e Classificação
A qualificação final é atribuída pelo júri de doutoramento tendo em consideração o mérito da tese apreciado no ato público.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de Doutor é concedido mediante a ano Curso de Formação Avançada com a classificação mínima quantitativa de 14 e qualitativa de Bom e e defesa de uma tese, com conteúdo científico original e de qualidade na área escolhida.
Quer pela conclusão do Curso de Formação Avançada, quer pela conclusão do Doutoramento, cabe a ambas as Universidades, a atribuição dos respetivos diplomas.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 12-09-2016
Data de fim: 22-12-2016
2º Semestre
Data de início: 06-02-2017
Data de fim: 31-05-2017
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2013-10-21 a 2018-10-20
R/A-Ef 3445/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18