Doutoramento em Biociências

Objetivos do Curso

A formação a nível de pós-graduação tem uma importância primordial na preparação especializada de investigadores, docentes e outros profissionais no domínio das Biociências. O terceiro ciclo de estudos visa dar uma formação avançada e multidisciplinar em áreas da Ecologia, Biologia Celular e Molecular,
Bioquímica, Biotecnologia, Bioenergética, Bioinorgânica, Biofísica Celular e Molecular, Microbiologia, Neurociências e Toxicologia, recorrendo aos recursos científicos do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC, Laboratório Associado) e Instituto do Mar - Centro Interdisciplinar de Coimbra (IMAR) e do Centro de Ecologia Funcional (CFE). A elaboração da Tese de Doutoramento segue-se ao ano curricular e dura um mínimo de 2 anos (correspondendo a 120 ECTS). A componente optativa é realizada através de cursos avançados variáveis escolhidos por cada aluno e validados pelo Programa, sendo as respectivas notas lançadas em Unidades Curriculares fixas, assegurando assim flexibilidade na formação avançada.
É muito importante referir que neste ciclo de estudos a componente obrigatória (Seminários I e II e Projecto de Tese nas diferentes especialidades) é realizada numa relação de diálogo permanente e único entre um Aluno (Orientando) e um Professor (Orientador), e não num sistema de aulas/turmas, comum aos restantes ciclos. Cada aluno é responsável por estabelecer contactos com um Orientador, e este, por sua vez, fica responsável por fornecer um Tema de trabalho e definir as actividades que o aluno deverá desenvolver. Essas actividades passam, no ano curricular, por uma revisão do que já foi feito no Tema de trabalho (correspondente ao Seminário I), do que poderá vir a ser feito (Seminário II) e do plano de trabalho de Tese concreto que o aluno se propõe desenvolver nos anos seguintes (Projecto de Tese). As classificações obtidas serão da responsabilidade do Orientador, mas o Projecto de Tese será avaliado por uma Comissão designada pelo Coordenador do ciclo de estudos, que avaliará da sua qualidade e exequibilidade.
O presente ciclo de estudos permite diversas especializações: Especialização em Ecologia, Ecologia Marinha, Ecologia das Bacias Hidrográficas, Microbiologia, Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Neurociências, Toxicologia, Biotecnologia, Biofísica Celular, Biofísica Molecular, Bioquímica Inorgânica, Bioenergética.

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal com componente de Investigação ou experiência profissional anterior relevante em investigação científica;
b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou o seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Professores e Investigadores do Ensino Superior; Investigadores e Técnicos superiores em Institutos de Investigação, Meio clínico, Empresas, Agências governamentais, parques naturais, etc.

Regime de Estudo

Tempo Integral, Diurno, mas com horário fixo curto e flexível que permite acomodar outras actividades

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Coordenador(es) do Curso

Isabel da Silva Henriques
isabel.henriques@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Despacho n.º 11949 -BC/2007, publicado no Diário da República n.º 114, 2.ª série, 1.º Suplemento de 15 de Junho 2007. Modificado em Despacho n.º 20220/2009 publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 173 — 7 de Setembro de 2009.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Escrita e defesa pública de uma Tese com conteúdo científico original e de qualidade (após aprovação do respectivo Projecto) na área escolhida, com publicação de pelo menos um artigo de investigação original em que o aluno seja primeiro autor.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Acesso a estudos de pós-Doutoramento

Plano de Estudos

Percursos
Especialização em Biologia Celular e Molecular
Especialização em Bioquímica
Especialização em Biotecnologia
Especialização em Ecologia
Especialização em Microbiologia
Especialização em Neurociências

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5106

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 6 Semestre(s)

Créditos ECTS: 180.0

Propina Anual: 2750.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 18-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2027-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1520/2011/AL01

2018-01-18

Documentos

Publicação em Diário da republica

Decisão do Conselho de Administração

Guião de autoavaliação