Doutoramento em Estudos Contemporâneos

Objetivos do Curso

O ciclo de estudos visa apoiar a formação de investigadores autónomos e eficazes, imaginativos e rigorosos. Procura-se atingir esse objectivo fomentando a construção de conhecimento contemporâneo sobre a complexidade das sociedades e problemáticas emergentes. Para o efeito, o ciclo de estudos adopta uma perspectiva interdisciplinar, partindo da história contemporânea, dos estudos europeus, da ciência política, dos estudos artísticos, das ciências da comunicação, das ciências da educação e/ou das ciências da saúde. Salienta-se a relevância dos instrumentos epistemológicos, teóricos e metodológicos para a produção de saber científico ou tecnológico operatório. Promove-se a análise individualizada ou comparativa de fenómenos sociais à escala local/regional, nacional e internacional no curto, médio ou longo prazos. Os estudantes ampliarão significativamente o respectivo grau de autonomia enquanto investigadores e serão capazes de estruturar abordagens interdisciplinares e comparativas.

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao Doutoramento em Estudos Contemporâneos:
a) Titulares do grau de mestre, ou seu equivalente legal;
b) Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra;
2. O reconhecimento referido nas alíneas c) e d) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Investigação e consultoria, ensino e formação profissional, coordenação de equipas e de projectos na administração pública ou no sector privado, em termos nacionais e internacionais.
Produção e aplicação de conhecimento científico e tecnológico operatório, de natureza interdisciplinar e comparativa.

Regime de Estudo

Diurno e presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A avaliação de conhecimentos é concretizada de acordo com a regulamentação aplicável em vigor.
A classificação final, nos termos do Regulamento Académico da Universidade de Coimbra, é atribuída pelo júri considerando o mérito da tese e as classificações obtidas nas unidades curriculares do curso.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Identificar e delimitar objectos de estudo relevantes, seleccionar modalidades de investigação diversificadas e adequadas (pressupostos epistemológicos, conceitos teóricos, metodologias), planear e executar projectos de investigação científica, produzir e divulgar conhecimento científico operatório.
Adoptar, em simultâneo, perspectivas de análise de duas ou mais áreas de conhecimento (história, ciência política, estudos europeus, estudos artísticos, ciências da comunicação, ciências da educação e ciências da saúde); sobre dois ou mais países; nos curto, médio e/ou longo prazos.
Capacidade de respeitar os princípios deontológicos e os hábitos de debate (interno e com a sociedade em geral) adoptados pela comunidade científica, de compreender as implicações sociais do conhecimento científico e das tecnologias dele derivadas, de contribuir para a estruturação de sociedades mais conscientes, justas e sustentáveis.

Coordenador(es) do Curso

Dina Sofia Neves Sebastião
uc37631@uc.pt

José António Oliveira Martins
jmartins@uc.pt

Coordenador de mobilidade

Marta Cristina Cardoso de Oliveira
marta.oliveira@dem.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O Curso de 3º Ciclo em Estudos Contemporâneos tem a duração de 4 anos (240 ECTS) e visa a elaboração de uma tese de doutoramento.
O 1º Ano do Curso consta de 2+2 Seminários semestrais de 45 horas cada (15x3 horas semanais).
A passagem para o 2º Ano do Curso depende da obtenção de classificações positivas a todas as unidades curriculares e de uma média igual ou superior a 14 valores no conjunto do 1º Ano.
Aos estudantes que concluam apenas o 1º Ano do programa de doutoramento será atribuído um Diploma de Curso de Especialização Avançada.
Nos 2º a 4º Anos o Curso consta de 3 Seminários de Acompanhamento anuais de natureza tutorial e do processo de elaboração da dissertação de doutoramento.
É possível requerer isenção da frequência das unidades curriculares do 1º Ano do Curso.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Pós-doutoramento.

Plano de Estudos

Estudos Contemporâneos

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5833

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 4 Ano(s)

Créditos ECTS: 240.0

Propina Anual: 1375.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2019-07-31 a 2025-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 158/2011/AL01

2023-07-19

Documentos

Publicação em Diário da República

Decisão do Conselho de Administração

Guião de autoavaliação

Relatório final Comissão de Avaliação Externa