Doutoramento em Estudos Contemporâneos

Objetivos do Curso

Visa-se com esta oferta curricular apoiar a formação de investigadores autónomos e eficazes, imaginativos e rigorosos. Procura-se atingir esse objectivo fomentando a aquisição de conhecimentos complexos sobre as sociedades contemporâneas. Adopta-se, para o efeito, uma perspectiva interdisciplinar, partindo da história contemporânea, dos estudos europeus, da ciência política, dos estudos artísticos, das ciências da comunicação, das ciências da educação e/ou das ciências da saúde. Salienta-se a relevância dos instrumentos epistemológicos, teóricos e metodológicos para a produção de saber científico ou tecnológico operatório. Promove-se a análise individualizada ou comparativa de fenómenos sociais à escala local/regional, nacional e internacional no curto, médio ou longo prazos. Os estudantes do Curso de 3º Ciclo em Estudos Contemporâneos ampliarão significativamente o respectivo grau de autonomia enquanto investigadores. Serão capazes de estruturar abordagens interdisciplinares e comparativas relativamente a temáticas micro, meso ou macro. Poderão adquirir competências de identificação e delimitação de objectos de estudo significativos, de selecção de metodologias de trabalho adequadas, de explicitação de conhecimento objectivante. Terão maior capacidade de conceber, aplicar e avaliar soluções tecnológicas que, derivadas de várias áreas do saber, viabilizem a satisfação de necessidades sociais.

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao Doutoramento em Estudos Contemporâneos:
a) Titulares do grau de mestre, ou seu equivalente legal;
b) Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra;
2. O reconhecimento referido nas alíneas c) e d) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Investigação e consultoria, ensino e formação profissional, coordenação de equipas e de projectos na administração pública ou no sector privado, em termos nacionais e internacionais.
Produção e aplicação de conhecimento científico e tecnológico operatório, de natureza interdisciplinar e comparativa.

Regime de Estudo

Diurno e presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A avaliação de conhecimentos é concretizada de acordo com a regulamentação aplicável em vigor.
A classificação final, nos termos do Regulamento Académico da Universidade de Coimbra, é atribuída pelo júri considerando o mérito da tese e as classificações obtidas nas unidades curriculares do curso.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Identificar e delimitar objectos de estudo relevantes, seleccionar modalidades de investigação diversificadas e adequadas (pressupostos epistemológicos, conceitos teóricos, metodologias), planear e executar projectos de investigação científica, produzir e divulgar conhecimento científico operatório.
Adoptar, em simultâneo, perspectivas de análise de duas ou mais áreas de conhecimento (história, ciência política, estudos europeus, estudos artísticos, ciências da comunicação, ciências da educação e ciências da saúde); sobre dois ou mais países; nos curto, médio e/ou longo prazos.
Capacidade de respeitar os princípios deontológicos e os hábitos de debate (interno e com a sociedade em geral) adoptados pela comunidade científica, de compreender as implicações sociais do conhecimento científico e das tecnologias dele derivadas, de contribuir para a estruturação de sociedades mais conscientes, justas e sustentáveis.

Coordenador(es) do Curso

António Pedro Couto da Rocha Pita
uc33471@uc.pt

Coordenador de mobilidade

Bruno Miguel Quelhas de Sacadura Cabral Trindade
bruno.trindade@dem.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Poderá ser dada creditação à parte escolar, por solicitação do candidato, se o seu currículo o justificar.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O Curso de 3º Ciclo em Estudos Contemporâneos tem a duração de 4 anos (240 ECTS) e visa a elaboração de uma tese de doutoramento.
O 1º Ano do Curso consta de 2+2 Seminários semestrais de 45 horas cada (15x3 horas semanais).
A passagem para o 2º Ano do Curso depende da obtenção de classificações positivas a todas as unidades curriculares e de uma média igual ou superior a 14 valores no conjunto do 1º Ano.
Aos estudantes que concluam apenas o 1º Ano do programa de doutoramento será atribuído um Diploma de Curso de Especialização Avançada.
Nos 2º a 4º Anos o Curso consta de 3 Seminários de Acompanhamento anuais de natureza tutorial e do processo de elaboração da dissertação de doutoramento.
É possível requerer isenção da frequência das unidades curriculares do 1º Ano do Curso.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Pós-doutoramento.

Plano de Estudos

Estudos Contemporâneos

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5833

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 4 Ano(s)

Créditos ECTS: 240.0

Propina Anual: 1375.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2018-03-15 a 2020-03-14
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-09-20