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Pós-Graduação em Formação Especializada em Supervisão Pedagógica em Educação Física

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

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Ano lectivo

2013-2014

Código DGES

3840

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

1 Semestre(s)

Créditos ECTS

30.0

Coordenador(es) do Curso

Rui Adelino Machado Gomes (ruigomes@fcdef.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Carlos Eduardo Barros Gonçalves (carlosgoncalves@fcdef.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
A presente formação decorre de uma necessidade de proporcionar aos docentes em exercício uma complementaridade da sua formação, de acordo com as exigências do Estatuto da Carreira Docente do Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário redefinidas pelo Decreto-Lei nº 75/2010, no que se refere “às modalidades de supervisão da prática docente, como forma de garantir a qualidade do serviço educativo prestado e a progressão na carreira”. Além disso, constitui uma proposta formativa de aproximação às recentes alterações das formas de trabalho na escola e às exigências profissionais a elas associadas, designadamente em relação ao sistema de monitorização e avaliação do desempenho docente. A organização do curso tem por base uma metodologia que privilegia a prática profissional e consubstancia-se num conjunto de experiências de aprendizagem orientadas para a supervisão pedagógica, entendida como um processo dialógico e reflexivo de monitorização, regulação e desenvolvimento da prática pedagógica. O desenho curricular adoptado procura, nesta perspectiva, integrar um elenco de conteúdos adequado às competências que os docentes devem desenvolver ao nível da supervisão pedagógica, no acompanhamento dos docentes no início e na progressão na carreira, e do desempenho de cargos nas estruturas de orientação educativa da escola. Do ponto de vista metodológico, a formação desenvolve-se numa base reflexiva e investigativa, orientada para a resolução de problemas práticos no âmbito da supervisão da prática pedagógica, da avaliação de desempenho, da formação de formadores e da administração e investigação contextualizadas na escola.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Ao concluir o Curso o(a) docente deve ter desenvolvido as competências de:
- Análise crítica e de mobilização de quadros teóricos do âmbito da supervisão e da formação de professores orientadas para uma intervenção sustentada e para a inovação na escola.
- Acompanhamento do estudante e do professor em início de carreira e de apoio à sua integração e ao seu desenvolvimento profissional.
- Desenho, dinamização e gestão de programas de formação centrados na escola.
- Formação e de supervisão, em relação à identificação de necessidades de formação e assessoria dos centros de formação, à organização e supervisão dos processos de formação e ao desempenho de cargos de gestão intermédia.
- Avaliação do desempenho profissional dos professores, designadamente na organização e desenvolvimento dos processos avaliativos em relação às dimensões profissional, social e ética, do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, da participação na escola e relação com a comunidade educativa e do desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida.
- Desenvolvimento da investigação-acção em contexto escolar e de desenho de projectos de investigação orientados para a participação, a reflexão e a melhoria do desempenho dos professores
Regime de Estudo
Pós-laboral
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Dá acesso a cursos de mestrado e doutoramento na área da Educação Física.
Condições de Acesso e Ingresso

Licenciatura nos domínios da Educação Física e das Ciências do Desporto.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Nos termos da legislação geral é possível o reconhecimento da aprendizagem prévia desde que validadas no sistema de ensino superior português e europeu. O reconhecimento é feito pelo órgão legalmente competente de modo casuístico.
Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, e nos termos dos Decretos-Lei n.º s 155/89 e 42/2005, respectivamente, de 11 de Maio e de 22 de Fevereiro, e dos Despachos n.º s 10543/2005 e 7287-C/2006, respectivamente, de 11 de Maio e de 31 de Março
Saídas Profissionais
Exercício das funções de orientação e supervisão pedagógica nos ensinos básico e secundário nos termos do estatuto da carreira docente.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Realização de todas as unidades curriculares do curso.

Plano de Estudos
Calendário
1º Semestre
Data de início: 16-09-2013
Data de início (primeiro ano): 16-09-2013
Data de fim: 21-12-2013
2º Semestre
Data de início: 10-02-2014
Data de fim: 31-05-2014