a carregar...

Curso de especialização em Gestão de Pessoas e Desempenho Organizacional

Faculdade de Economia

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2013-2014

Código DGES

3738

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

1 Ano(s)

Créditos ECTS

60.0

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Lina Paula David Coelho (lcoelho@fe.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O curso oferece uma compreensão, em profundidade, das políticas de recursos humanos e das práticas de gestão e do seu impacto sobre o bem-estar e o desempenho organizacional. O curso adota uma abordagem multidisciplinar para entender e discutir a complexidade dos aspetos sociais, económicos e jurídicos abrangidos na gestão de pessoas. Assim, o Curso tem os seguintes objetivos:
- Proporcionar uma compreensão crítica do corpo de conhecimentos académicos relevantes para a gestão de recursos humanos e para a sua aplicação na prática;
- Dotar os alunos com os conhecimentos e as competências necessárias para que possam iniciar e / ou continuar, num nível de maior competência, a prática profissional de gestão de recursos humanos.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O Curso tem como objetivo desenvolver as seguintes competências:
- Capacitar os estudantes para organizar e sintetizar informações complexas a partir de uma variedade de fontes;
- Desenvolver as capacidades cognitivas, críticas e intelectuais, e as competências profissionais relevantes para a prática de gestão de recursos humanos;
- Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do papel da profissão de Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização e da sua relevância para os objetivos estratégicos da organização, bem como para o ambiente contextual em que atua;
- Capacitar os estudantes a recorrer a um quadro conceptual que irá sustentar a sua compreensão da evolução, tanto na teoria como na prática, da gestão de recursos humanos, e a sua aplicação, a fim de melhorar o desempenho organizacional.
Regime de Estudo
Presencial
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O acesso à elaboração de uma dissertação que permitirá outorgar o grau de Mestre em Gestão depende da obtenção de 60 ECTS no 1.º ano com média de 14 valores, e da frequência com aproveitamento da unidade curricular Metodologia de Investigação. Os estudantes que cumpram estas condições verão a sua candidatura aprovada no Conselho Científico da Faculdade de Economia.
Condições de Acesso e Ingresso

São admitidos à candidatura a matricula no Curso os titulares de licenciatura ou equivalente legal

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
É possível o reconhecimento da formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras, desde que pertinente e coerente com o conteúdo científico do curso. A formação obtida anteriormente deverá ser devidamente comprovada e poderá traduzir-se na atribuição de creditações a unidades curriculares do curso.
Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento n.º 339/2012, de 7 de Agosto (D.R. 2ª série)
Saídas Profissionais
Os/As detentores do diploma de Curso de Especialização possuem habilitações aprofundadas para o exercício de funções na área de gestão dos recursos humanos em organismos públicos, associações e empresas, de natureza nacional ou internacional.
Regras de Avaliação e Classificação
Aplica-se o disposto no Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra. Sempre que se justifique, e com as devidas adaptações, aplica-se o Regulamento Pedagógico da FEUC e as Normas Gerais de Avaliação da FEUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Aprovação em 60 ECTS repartidos por 48 ECTS em unidades curriculares obrigatórias e 12 ECTS em unidades curriculares optativas.

Plano de Estudos
Calendário
1º Semestre
Data de início: 16-09-2013
Data de fim: 21-12-2013
2º Semestre
Data de início: 10-02-2014
Data de fim: 31-05-2014