Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos

Entidades parceiras: Universidad de Valencia (Estudio General), Università degli studi di Bologna, Universidad de Barcelona

Objetivos do Curso

O Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos (WOP-P) é um dos mestrados europeus apoiado pela Comissão Europeia, através do Programa “Erasmus+: Erasmus Mundus Joint Master Degrees” - Master in Work, Organizational, and Personnel Psychology - WOP-P. Um diploma conjunto é conferido pelo consórcio de Universidades europeias que participam neste programa: Universidade de Valência (Espanha), que é a Instituição Coordenadora, Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade de Coimbra (Portugal) e Alma Mater Studiorum - Universidade de Bolonha (Itália). Este mestrado tem como principais objetivos proporcionar aos estudantes uma sólida formação científica e técnica na área de Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos; contribuir para a qualificação de profissionais e de investigadores competentes nesta área de especialização; promover uma referência europeia no ensino/aprendizagem desta área da Psicologia. Para o efeito, o mestrado adota as orientações definidas pelo modelo Euro-Psych, apoiado pela Federação Europeia das Associações de Psicologia (EFPA). Do mesmo modo, adota como referência o modelo proposto pela ENOP (European Network of Organizational Psychology) para a formação em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos. A duração do curso é de dois anos, num total de 120 ECTS, que estão distribuídos por diferentes unidades curriculares: a) disciplinas de Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos; b) opções relacionadas com a área; c) uma Unidade Curricular Intensiva de Inverno; d) estágio; e) investigação e dissertação de Mestrado; f) relatório de integração da investigação e da prática. As Unidades Curriculares serão ministradas em, pelo menos, duas instituições parceiras. As línguas de ensino poderão ser as seguintes: inglês, português, espanhol e italiano.

Condições de Acesso e Ingresso

Licenciados ou com grau em Psicologia, disponibilidade a tempo inteiro, um bom nível de Inglês e fluência em, pelo menos, uma das três línguas europeias do Consórcio (Espanhol, Italiano ou Português).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

O mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos promove oportunidades de carreira, quer em termos da prática profissional em organizações (lucrativas ou não), quer no desenvolvimento de uma carreira académica. A excelente formação internacional que proporciona e que resulta duma conjugação dinâmica do desenvolvimento de competências no domínio da investigação e da intervenção habilita os futuros profissionais a um desempenho abrangente, autónomo e responsável, em diferentes contextos organizacionais, assim como os habilita a acrescentar valor e produzir conhecimento científico.

Regime de Estudo

O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Coordenador(es) do Curso

Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais
uc35865@uc.pt

Coordenador de mobilidade

Lisete Santos Mendes Mónico
lisete_monico@fpce.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto –Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com a redação que lhe foi dada pelo DL nº107/2008, de 25 de Junho.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

A duração do programa é de dois anos, com 120 ECTS, que estão distribuídos por diferentes unidades curriculares: a) disciplinas de Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos; b) opções relacionadas com a área; c) uma unidade curricular intensiva de inverno; d) estágio profissional; e) investigação e dissertação de Mestrado; f) relatório de integração da investigação e da prática. As Unidades Curriculares serão ministradas em, pelo menos, duas instituições parceiras.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A qualificação dá acesso à profissão de psicólogo e a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de terceiro ciclo. A conclusão do curso confere o grau de mestre. Todos os estudantes receberão dois diplomas. Um diploma conjunto (Universidade de Valencia, Universidade de Barcelona e Universidade de Coimbra) que será conferido pela Universidade de Valência, enquanto Universidade Coordenadora, válido em Espanha e Portugal. Um segundo diploma será conferido pela Universidade de Bolonha, de acordo com a Lei italiana.

Plano de Estudos

Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Código DGES: M579

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Formação ao Longo da Vida


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2013-11-06 a 2019-11-05
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18