a carregar...

Pós-Graduação em Cuidados Continuados e Paliativos

Faculdade de Medicina

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2012-2013

Código DGES

3630

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

1 Ano(s)

Créditos ECTS

60.0

Preço

1500.0 €

Coordenador(es) do Curso

Marilia Assunção Rodrigues Ferreira Dourado (mdourado@fmed.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Marilia Assunção Rodrigues Ferreira Dourado (mdourado@fmed.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
A formação especializada de profissionais na área de cuidados continuados e paliativos e, assim, melhorar a qualidade dos cuidados prestados no alívio do sofrimento em fim de vida, dando resposta às crescentes exigências na prestação de cuidados de longa duração, num contexto de doença crónica e incurável e da pessoa dependente.
Apoiar e desenvolver actividades de investigação em cuidados continuados e paliativos.
O programa do curso aborda de forma multidisciplinar as diferentes dimensões (física, psicológica, social e espiritual) do sofrimento e da doença. O corpo docente é altamente qualificado, nas diversas áreas que devem incluir-se nas equipas, proporcionando uma sólida formação teórico-prática, alicerçada no treino de competências profissionais e de comunicação, garantido as boas práticas.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Reconhecimento e justificação da importância e as especificidades da intervenção em cuidados continuados e paliativos nas diferentes etapas da vida na sua prática assistencial. Intervir com eficácia no controlo e alívio sintomático do doente. Comunicar eficazmente com o doente/família. Demonstrar capacidade de trabalho de equipa. Conceber um plano assistencial de qualidade ao doente e diminuir o sofrimento. Demonstrar capacidade de reflexão ética e crítica na análise de assuntos complexos. Elaborar propostas de criação e avaliação da qualidade dos serviços na área dos cuidados paliativos.
Regime de Estudo
O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
A pós-graduação em Cuidados Continuados e Paliativos não confere grau, mas permite que o estudante após terminar a referida pós-graduação adquira uma especialização em Cuidados Continuados e Paliativos e tem como objectivo geral que este curso seja parte integrante dos cuidados de saúde. Permite que o estudante tenha acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos do segundo ciclo (mestrado).
Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se à matrícula e inscrição os titulares de grau de licenciado, mestrado integrado ou equivalente legal, nas áreas de Medicina, Medicina Dentária, Enfermagem, Psicologia, Ciências Farmacêuticas, Sociologia, Serviço Social, Tecnologias da Saúde e Gestão, formados nas Universidades ou outros estabelecimentos de Ensino Superior Portugueses ou com habilitação legalmente equivalente;Excepcionalmente, após apreciação curricular, pelo Conselho Científico, podem ser admitidos à candidatura e à inscrição outros profissionais licenciados envolvidos na prestação de cuidados continuados e paliativos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto –Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com a redacção que lhe foi dada pelo DL nº107/2008, de 25 de Junho
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho
Saídas Profissionais
A pós-graduação em Cuidados Continuados e Paliativos não confere grau, mas permite que o estudante após terminar a referida pós-graduação adquira uma especialização em Cuidados Continuados e Paliativos e tem como objectivo geral que este curso seja parte integrante da prestação de cuidados de saúde, em todas as suas vertentes..,.
Além da prestação de cuidados de saúde de qualidade os formandos serão ainda capazes de participar activamente na gestão dos serviços/unidades, para o que contam com preparação teórica na área do direito, da ética e da gestão
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma actividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respectivas unidades curriculares no ano lectivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do n.º 7 do artigo 5º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projectos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública nos termos do nº1 do artigo 8º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O Curso de Pós -Graduação em Cuidados Continuados e Paliativos,
doravante designado por curso, organiza -se pelo sistema de unidades
de créditos ECTS (European Crédit Transfer System) de acordo com o
Decreto -Lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro, e tem a duração de 2 semestres
e um total de 60 ECTS.
Os semestres são constituídos por uma componente lectiva sob a
forma de aulas teóricas e teórico - práticas, e também da apresentação de
trabalhos de grupo e individuais e sua discussão nas aulas ou seminários.
A aprovação em todas as unidades curriculares, num total de 60 ECTS,
confere o direito a um diploma de Pós - Graduação em Cuidados Continuados
e Paliativos.

Plano de Estudos
Calendário
1º Semestre
Data de início: 03-09-2012
Data de fim: 21-12-2012
2º Semestre
Data de início: 04-02-2013
Data de fim: 07-06-2013