a carregar...

Curso de Especialização em Ciências Documentais

Faculdade de Letras

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2012-2013

Código DGES

3086

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

2 Ano(s)

Créditos ECTS

120.0

Preço

1250.0 €

Coordenador(es) do Curso

Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges (mmb@fl.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges (mmb@fl.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O Curso de Especialização em Ciências Documentais é um Curso de pós graduação que visa fornecer a base teórico-prática considerada indispensável ao profissional da área da documentação e biblioteca e arquivos.
Regime de Estudo
O Curso é ministrado a tempo integral/parcial em regime presencial em horário diurno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
N.A.
Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se à matrícula e inscrição no curso os titulares de:
a) Uma licenciatura pelas universidades portuguesas ou habilitação legalmente equivalente;
b) Conhecimento de pelo menos uma das seguintes línguas estrangeiras: francês, inglês, alemão.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
~A avaliar mediante pedido.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.
Saídas Profissionais
Ciências da Informação, Técnicas Bibliotecnómicas, Técnicas Arquivísticas, Tecnologias de Informação e Gestão da Informação e dos Serviços de Informação, Arquivos, Bibliotecas e Centros de Documentação Administração Pública; Empresas Públicas e Privadas no campo da atualização de conhecimentos, gestão e avaliação dos serviços de informação, indexação, classificação e catalogação dos fundos documentais, gestão de aquisições, tratamento técnico documental, recuperação e difusão da informação. Conservação e restauro de livros e documentos.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma actividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respectivas unidades curriculares no ano lectivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do n.º 7 do artigo 5º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra.
Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projectos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente.
A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores
Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública nos termos do nº1 do artigo 8º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

A qualificação será obtida mediante a aprovação em todas as unidades curriculares do 1º e do 2º ano .

Plano de Estudos
Tronco comum
Áreas de especialização
Calendário
1º Semestre
Data de início: 17-09-2012
Data de fim: 21-12-2012
2º Semestre
Data de início: 11-02-2013
Data de fim: 31-05-2013