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Curso de Formação especializada em Administração Escolar

Faculdade de Economia

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Ano lectivo

2011-2012

Código DGES

2878

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

1 Ano(s)

Créditos ECTS

60.0

Coordenador(es) do Curso

João Verissimo Oliveira Lisboa (lisboa@fe.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

João Verissimo Oliveira Lisboa (lisboa@fe.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
Objectivos:
Qualificar os docentes para o desempenho de funções de natureza administrativa;
Melhorar a gestão das unidades de ensino;
Preparar técnicos devidamente qualificados para o preenchimento de cargos de direcção nos estabelecimentos educacionais e de ensino.

Descrição da estrutura curricular:
A intenção de reforçar as competências profissionais das direcções executivas dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública deve procurar articular os saberes provenientes das áreas das ciências da educação com as da gestão administrativa de modo a que as escolas sejam organizadas tendo como especial preocupação a promoção de uma educação de qualidade.
Esta opção estratégica pela articulação das áreas referidas visa conciliar os propósitos de rigor com os valores que devem orientar uma educação numa sociedade democrática e desenvolvida. Assim sendo, o Curso de Formação Especializada em Administração Escolar constitui um espaço de formação interdisciplinar inovador, capaz de potenciar a valorização da integração de saberes técnicos no desenvolvimento dum pensamento educacional adequado aos desafios do presente-futuro.
A unidade curricular, Projecto Escolar, visa oferecer ao estudante uma possibilidade de aplicação de matérias aprendidas durante o curso e motivá-lo também para o desenvolvimento de trabalhos que visem contribuir para a melhoria da qualidade da escola.
Regime de Estudo
Formação a tempo integral, em regime presencial, funcionando em horário pós-laboral
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Aos alunos que completarem o curso de Formação Especializada em Administração Escolar da Universidade de Coimbra, conforme Despacho n.º 15 352/2005, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 14 de Julho de 2005, será concedida equivalência a 48 ECTS da parte lectiva do Mestrado em Gestão Escolar, necessitando de obter aprovação apenas aos Seminários I e II ou seja a 12 ECTS e serem aprovados no acto público de defesa da Dissertação (60 ECTS), perfazendo assim o total de 120 ECTS necessários à atribuição do grau de mestre em Gestão Escolar.
Condições de Acesso e Ingresso

Todos aqueles que à data da admissão sejam educadores de infância, professores do ensino básico e professores do ensino secundário profissionalizado com, pelo menos, cinco anos de serviço docente.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Não se aplica.
Enquadramento Legal da Qualificação
O curso de especialização em Administração Escolar é titulado por um diploma de estudos superiores especializados, de acordo com o Decreto-Lei n.o 95/97, artigo 5.º
Saídas Profissionais
A especialização conferida pelo curso proporciona aos seus diplomados a qualificação necessária para o exercício de funções de direcção e de gestão nos estabelecimentos de educação e de ensino, nomeadamente direcções-gerais e regionais, agrupamentos escolares e gestões intermédias.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma actividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respectivas unidades curriculares no ano lectivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do n.º 7 do artigo 5º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projectos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública nos termos do nº1 do artigo 8º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Não se aplica.

Plano de Estudos
Calendário
1º Semestre
Data de início: 05-09-2011
Data de fim: 17-12-2011
2º Semestre
Data de início: 13-02-2012
Data de fim: 09-06-2012