Doutoramento em Psicologia

Objetivos do Curso

O Doutoramento em Psicologia pretende promover a investigação fundamental e aplicada, em articulação com instituições e unidades de investigação e desenvolvimento, de acordo com os padrões de qualidade internacionalmente estabelecidos. Neste enquadramento, o Doutoramento em Psicologia tem os seguintes objetivos principais: promover a investigação científica e a inovação, proporcionar aos estudantes uma formação especializada em diferentes áreas da Psicologia, fomentar as suas competências de investigação e a sua integração em redes de pesquisa nacionais e internacionais, promover emprego científico, reforçar as ligações com os contextos de trabalho numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade baseada no conhecimento.

Condições de Acesso e Ingresso

1 – Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor: a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal; b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FPCE-UC; c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FPCE-UC. 2 – O reconhecimento referido nas alíneas b) e c) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo, ao seu titular, a equivalência ao grau de licenciado ou mestre pela UC, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

O 3º ciclo de estudos justifica-se como forma de dar continuidade a estudos de 2º ciclo (mestrado), concluindo, deste modo, a formação superior especializada e altamente diferenciada no domínio da Psicologia. Possibilita, ainda, a integração dos estudantes em redes de investigação de âmbito nacional e internacional e o reforço das ligações dos profissionais com os seus contextos de trabalho, através do domínio de competências científicas que contribuam para o progresso contínuo de uma sociedade baseada no conhecimento.

Regime de Estudo

O curso é ministrado a tempo integral no 1º ano curricular e a tempo integral ou parcial a partir do 2º ano curricular, em regime misto/ B-learning e horário diúrno.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/ Inglês

Regras de Avaliação

A avaliação pretende apurar as seguintes aquisições pelos estudantes: competências e conhecimentos adquiridos, o seu espírito crítico, capacidade de enunciar e resolver problemas, domínio da exposição científica, escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas unidades curriculares, no ano letivo a que as provas dizem respeito. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, projetos, individuais ou em grupo e que poderão ter de ser defendidos oralmente, participação nas aulas, apresentações científicas e organização de eventos científicos. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos anteriores elementos de avaliação. Em todas as unidades curriculares, do 1º ano curricular, as avaliações são na forma Aprovado/Reprovado, exceto em Desenvolvimento do Projeto de Tese em que é usada a escala Insuficiente / Suficiente / Bom / Muito Bom; se for Bom ou Muito Bom, a/o doutoranda/o passa para a tese, com Suficiente não passa para a tese mas pode ter Diploma de Estudos Avançados, e com Insuficiente não passa para a tese nem pode obter o Diploma de Estudos Avançados. Nesta unidade curricular é requerida uma apresentação e defesa do projeto, perante um júri com um arguente externo. A qualificação final do curso é atribuída pelo júri de doutoramento tendo em consideração o mérito da tese apreciado no ato público.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Aquisição das competências necessárias à condução autónoma de um projeto original e inovador de investigação de caráter disciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar.
Competências específicas:
- treino na gestão autónoma do processo de investigação, domínio da metodologia e das técnicas utilizadas, resolução de problemas, domínio da escrita científica e dos procedimentos associados à publicação de artigos científicos com revisão por pares, domínio dos procedimentos éticos associados à investigação científica em psicologia;
Competências transversais:
- competências de comunicação com a comunidade científica e com a sociedade em geral, utilizando diversos suportes;
- competências no domínio do trabalho em equipa e no âmbito da construção de redes de investigação;
- competências no âmbito da gestão de recursos humanos e financeiros;
- competências de gestão da carreira profissional.

Coordenador(es) do Curso

Marco Daniel de Almeida Pereira
marcopereira@fpce.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Bruno Cecílio de Sousa
uc41501@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

O presente ciclo de estudos atribui o grau de doutor segundo os princípios dispostos no DL 74/2006, de 24 de Março, na sua redação atual, republicado no DL 65/2018, de 16 e Agosto.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para obtenção do diploma de doutoramento, o aluno terá que realizar um total de 180 ECTS, nos quais se incluem as unidades curriculares do 1º ano e a Tese. Em todas as unidades curriculares do 1º ano curricular, as avaliações são expressas na fórmula Aprovado/Reprovado, exceto na unidade curricular “Desenvolvimento do Projeto de Tese”. Neste caso a avaliação é registada em pauta individual, sendo o resultado expresso na escala qualitativa de Insuficiente / Suficiente / Bom / Muito Bom. É requisito de transição para a inscrição na unidade curricular “Desenvolvimento de tese…”, a classificação mínima de Bom obtida na unidade curricular “Desenvolvimento Projeto tese” e a aprovação em todas as restantes unidades curriculares do 1º ano curricular.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Possibilidade de aceder a qualquer nível que exija como base um doutoramento, nomeadamente acesso a estudos de pós-Doutoramento.

Plano de Estudos

Tronco comum
Doutoramento em Psicologia
Áreas de especialização
Neurociência Cognitiva
Neuropsicologia
Psicologia Clínica e da Saúde
Psicologia Forense
Psicologia Social e Cognitiva
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento
Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 9343

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0

Propina Anual: 2750.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2019-07-31 a 2025-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 3443/2011/AL03

2020-07-15

Documentos

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração

Publicação em Diário da republica