Doutoramento em Ciências da Educação

Objetivos do Curso

Visa-se, com este nível de estudos, a criação de massa crítica em domínios disciplinares específicos da Educação e em domínios interdisciplinares, que viabilizem uma dinâmica tecnológica e cultural de elevada exigência, bem como impulsionar o estatuto científico da própria instituição, expandido os projectos de investigação em curso e desenvolvendo novos projectos em resposta às necessidades das próprias comunidades.

Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FPCEUC;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FPCEUC;
2 – O reconhecimento referido nas alíneas b) e c) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo, ao seu titular, a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

O propósito deste ciclo de estudos é de proporcionar formação ao longo da vida, aprofundando conhecimentos e fornecendo atualizações metodológicas, quer para um exercício profissional mais consistente, quer para o ingresso/progressão na carreira, designadamente, na carreira de docente e investigador do Ensino Superior.

Regime de Estudo

O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Em todas as ucs, as avaliações são feitas na forma Aprovado/Reprovado, excepto em Seminário de Acompanhamento do Plano de Tese. Neste caso é requerida apresentação e defesa do projeto com um júri que integra um arguente externo e a avaliação expressa-se na escala Insuficiente/Suficiente/Bom/Mto Bom. Com Bom e Mto Bom, o doutorando passa para a fase de desenvolvimento da tese nos 2º e 3º anos, com Suf apenas obtém o Diploma de Estudos Avançados (DEA), e com Insuf não passa para o 2º ano e não pode obter DEA. O doutoramento é obtido após a elaboração e defesa de uma tese, com conteúdo científico original e de qualidade na área escolhida (120 ECTS)

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Assim pretende-se que os doutorandos adquiram uma formação especializada em diferentes áreas das Ciências da Educação, aprofundando e exercitando as suas competências de investigação, desenvolvam capacidades criticas de modo a reforçar as ligações ao sistema educativo, promovam a sua qualificação, desenvolvam o pensamento reflexivo, fundamentando e diversificando o diagnóstico das situações problemáticas e as suas hipóteses de solução.

Coordenador(es) do Curso

Maria Isabel Ferraz Festas
ifestas@fpce.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Bruno Cecílio de Sousa
uc41501@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

A Universidade de Coimbra, através das suas unidades orgânicas de ensino, credita formação anterior ou experiência profissional, com vista ao prosseguimento de estudos para obtenção de grau académico ou diploma, de acordo com o regime jurídico definido pelo DL 74/2006, de 24 de março, republicado no DL 65/2018, de 16 de Agosto. Esta creditação é concedida ao abrigo do Regulamento de Creditação da Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra, publicado como Regulamento nº 191/2014, de 15 de maio, retificado pelo Despacho nº 10067/2017, de 21 de Novembro.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho

Requisitos para Obtenção da Qualificação

A FPCE-UC confere o grau de doutor aos estudantes que obtenham 180 ECTS, a que correspondem:
aprovação em todas as unidades curriculares que constituem o 1.º ano do Plano Curricular do Ciclo de Estudos; elaboração e defesa de uma tese (após aprovação do respetivo Projeto), com conteúdo científico original e de qualidade na área escolhida (120 ECTS).

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Possibilidade de aceder a qualquer nível que exija um doutoramento, nomeadamente acesso a estudos de pós-Doutoramento.

Plano de Estudos

Tronco comum
Doutoramento em Ciências da Educação
Áreas de especialização
Especialidade em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos
Especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5116

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0

Propina Anual: 1583.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2027-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1680/2011/AL02

2023-07-13

Documentos

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração

Decisão do Conselho de Administração

Relatório final Comissão de Avaliação Externa