Doutoramento em Ciências da Educação

Objetivos do Curso

A realização do terceiro ciclo vem possibilitar a criação de condições para uma formação mais especializada e, ao mesmo tempo, fomentar a produção de redes de Investigação, contribuindo para a promoção de programas de cooperação internacional. Visa-se, com este nível de estudos, a criação de massa crítica em domínios disciplinares específicos da Educação e em domínios interdisciplinares, que viabilizem uma dinâmica tecnológica e cultural de elevada exigência.
Assim pretende-se que os doutorandos, adquiram uma formação especializada em diferentes áreas das Ciências da Educação, aprofundando e exercitando as suas competências de investigação, desenvolvam capacidades criticas de modo a reforçar as ligações ao sistema educativo, promover a sua qualificação, desenvolvam o pensamento reflexivo, fundamentando e diversificando o diagnóstico das situações problemáticas e as suas hipóteses de solução.
além disso pretende-se impulsionar o estatuto científico da própria instituição, expandido os projectos de investigação em curso e desenvolvendo novos projectos em resposta às necessidades das próprias comunidades.

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor organiza-se em duas modalidades diferentes: sem curso e com curso.

No primeiro ano de uma edição de doutoramento com curso não serão aceites candidaturas a doutoramento sem curso na mesma área de especialidade e temática. O ciclo de estudos, correspondente a 180 ECTS, tem uma duração mínima de dois anos e máxima de cinco anos.

O ciclo de estudos com curso comporta uma parte curricular, correspondente a 60 ECTS, designada por curso de estudos avançados, e a elaboração de uma dissertação, correspondente a 120 ECTS

Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FPCEUC;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FPCEUC;
2 – O reconhecimento referido nas alíneas b) e c) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo, ao seu titular, a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

O propósito deste ciclo de estudos é de proporcionar formação ao longo da vida, aprofundando conhecimentos e fornecendo atualizações metodológicas, quer para um exercício profissional mais consistente, quer para o ingresso/progressão na carreira, designadamente, na carreira de docente e investigador do Ensino Superior.

Regime de Estudo

O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A qualificação final é atribuída pelo júri de doutoramento tendo em consideração o mérito da tese apreciado no ato público.
No caso de doutoramento com curso, a qualificação final terá ainda em consideração a nota final do curso de doutoramento, em termos a definir no respetivo despacho de criação ou regulamento aplicável.

Coordenador(es) do Curso

Maria Isabel Ferraz Festas
ifestas@fpce.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Lisete Santos Mendes Mónico
lisete_monico@fpce.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto –Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com a redacção que lhe foi dada pelo DL nº107/2008, de 25 de Junho

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho

Requisitos para Obtenção da Qualificação

A FPCE-UC confere o grau de doutor aos estudantes que obtenham 180 ECTS, a que correspondem:
Na modalidade com curso: aprovação em todas as unidades curriculares que constituem o 1.º ano do Plano Curricular do Ciclo de Estudos, com a classificação mínima de 14 e de Bom; elaboração e defesa de uma tese (após aprovação do respetivo Projeto), com conteúdo científico original e de qualidade na área escolhida (120 ECTS).
Modalidade sem curso: Elaboração e defesa pública de uma tese (após aprovação do respetivo Projeto pelo Conselho Científico) com conteúdo científico original e de qualidade na área escolhida.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Possibilidade de aceder a qualquer nível que exija um doutoramento, nomeadamente acesso a estudos de pós-Doutoramento.

Plano de Estudos

Percursos
Especialidade em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos - com componente letiva
Especialidade em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos - sem componente letiva
Especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores - com componente letiva
Especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores - sem componente letiva

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5116

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0

Propina Anual: 1583.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2016-10-06 a 2022-10-05
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18