a carregar...

Doutoramento em História da Arte

Faculdade de Letras

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

5646

Tipo de Curso

3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída

Doutor

Duração

4 Ano(s)

Créditos ECTS

240.0

Propina Anual

1417.0 €

Coordenador(es) do Curso

Maria de Lurdes dos Anjos Craveiro (lcraveiro@fl.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
Este ciclo define-se pelo aprofundamento de um percurso iniciado pelos alunos através dos conhecimentos já adquiridos, já no sistema de Bolonha, no 1ºciclo em História da Arte e no 2ºciclo em história da arte, Património e Turismo cultural.
Sempre numa perspectiva multidisciplinar e de confronto entre vários saberes, este ciclo conducente ao grau de doutor, tem como objectivos:
- Garantir o reforço de conhecimentos previamente estabelecidos com a abertura de amplos recursos bibliográficos;
- Desenvolver mecanismos adequados para fazer projectos de investigação com elevada autonomia, definição de critérios científicos e capacidade de execução;
- Estimular a capacidade de articulação critica entre vários domínios científicos inerentes à História da Arte;
- Abrir novas perspectivas para uma análise sedimentada entre os patamares da teoria científica e uma dinâmica patrimonial concreta;
-Incentivar as potencialidades de intervenção contemporânea nas áreas da cultura patrimonial.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
1. Análise, de forma transdisciplinar e problematizante, do objeto artístico histórico;
2. Articulação de conceitos estruturantes da área científica de História da Arte e aplicação dos métodos de investigação que lhe são próprios;
3. Domínio, de forma crítica, da bibliografia disponível no universo temático selecionado como objeto de estudo;
4. Deteção dos territórios temáticos que carecem de desbravamento historiográfico ou justificam releituras, com vista a contribuir para o avanço científico na área da História da Arte;
5. Capacidade para conceber e concretizar um projeto de investigação relevante na área científica de História da Arte, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
6. Capacidade de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área da sua especialidade, contribuindo, assim, para o equilíbrio sociocultural.
Regime de Estudo
O Curso não tem parte curricular.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Pós-doutoramento.
Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Titulares do grau de mestre, ou seu equivalente legal;
b) Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Letras;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Letras.
2 - O reconhecimento referido nas alíneas b) e c) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
A inscrição depende da apresentação prévia de um projecto de trabalho (devidamente aprovado por um orientador) e de uma entrevista prévia ao candidato.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.
Saídas Profissionais
Ensino, Investigação, Inventário, Assessoria especializada de projectos, Gestão Cultural, Concepção de exposições, Produção de eventos, Serviços educativos e de divulgação, Comunicação, Turismo cultural, Mercado editorial, Peritagem e mercado de arte.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Aprovação em defesa pública da tese de doutoramento.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2010-06-01 a 2016-05-31
R/A-Cr 51/2010 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2010-07-14