Doutoramento em História da Arte

Objetivos do Curso

"Este ciclo de estudos define-se pelo aprofundamento de um percurso iniciado pelos alunos através dos conhecimentos adquiridos no 1º ciclo em História da Arte e no 2º ciclo em Arte e Património.
Sempre numa perspetiva multidisciplinar e de confronto entre vários saberes, este ciclo, conducente ao grau de doutor, tem como objetivos:
Consolidar e dilatar exponencialmente o conhecimento em torno desta área científica;
Estimular a capacidade de articulação crítica entre vários domínios científicos inerentes à História da Arte;
Desenvolver mecanismos adequados para a realização de projetos de investigação com elevada autonomia, definição de critérios científicos e capacidade de execução;
Abrir novas perspetivas para uma análise sedimentada entre os patamares da teoria científica e uma dinâmica patrimonial concreta;
Incentivar as potencialidades de intervenção contemporânea nas áreas da cultura patrimonial".

Condições de Acesso e Ingresso

Entrevista presencial; currículum vitae; proposta de trabalhos a desenvolver.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Ensino, Investigação, Inventário, Assessoria especializada de projectos, Gestão Cultural, Concepção de exposições, Produção de eventos, Serviços educativos e de divulgação, Comunicação, Turismo cultural, Mercado editorial, Peritagem e mercado de arte.

Regime de Estudo

O Curso não tem parte curricular.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

1. Capacidade de análise, de forma transdisciplinar e problematizante, do objecto histórico­artístico; 2. Capacidade de articulação de conceitos estruturantes da área científica de História da Arte e aplicação dos métodos de investigação que lhe são próprios; 3. Domínio, de forma crítica, da bibliografia disponível no universo temático seleccionado como objecto de estudo; 4. Deteção dos territórios temáticos que carecem de desbravamento historiográfico ou justificam releituras, com vista a contribuir para o avanço científico na área da História da Arte; 5. Capacidade para conceber e concretizar um projecto de investigação relevante na área científica de História da Arte, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas; 6. Capacidade de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área da sua especialidade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sociocultural.

Coordenador(es) do Curso

Joana Rita da Costa Brites
joanabrites@hotmail.com

Coordenador de mobilidade

Maria Luísa Pires do Rio Carmo Trindade
luisa.trindade@fl.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Realização de 240 ECTS na área científica de História da Arte.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Pós-doutoramento.

Plano de Estudos

História da Arte

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5646

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 4 Ano(s)

Créditos ECTS: 240.0

Propina Anual: 1417.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 51/2010/AL01

2018-04-13

Documentos

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração