Doutoramento em Arte Contemporânea

Objetivos do Curso

O doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes distingue-se pela formação transversal no domínio da arte contemporânea através de uma reflexão crítica, integrada e transdisciplinar. São seus objetivos: 1. O desenvolvimento de competências específicas no campo da Arte Contemporânea nas áreas de pesquisa e investigação avançada, bem como na sua prática; 2. A promoção da excelência artística; 3. A implementação de boas práticas de investigação em Arte Contemporânea; 4. A promoção de práticas artísticas que resultem de uma atenção crítica ao universo da cultura contemporânea.

Condições de Acesso e Ingresso

O doutoramento visa captar candidatos ligados às Artes e a outras formações com capacidade de interagir no domínio da Arte Contemporânea num quadro de transversalidade e interdisciplinaridade, face ao carácter multidisciplinar da área das Artes, e interessados no desenvolvimento de competências específicas nas áreas de pesquisa e investigação avançada, bem como na sua prática, promovendo assim a excelência artística. Podem candiatar-se: a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal; b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos; c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português, Inglês

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

A oferta pedagógica e a respetiva dinâmica curricular tem como objetivo que os estudantes desenvolvam capacidades de produção teórica e de problematização em ambiente académico e com o devido enquadramento bibliográfico e metodológico em torno dos conteúdos que desenvolvem enquanto profissionais ligados à cultura artística. O objetivo central é a concretização por parte dos estudantes de uma Tese, verificando-se um esforço acrescido, quer no plnao curricular como no acompanhamento tutorial, para que a articulação entre teoria e prática se constitua como um procedimento fundamental e consensualizado na relação dos estudantes tanto com a cultura académica em que se movimentam numa lógica interdiciplinar como nas práticas em que se encontram enquadrados profissionalmente - no âmbito artístico, curatorial, de crítica artística, etc. - assim, a deslocação faz-se entre a definição de uma metodologia de análise e de síntese, a sistematização e organização crítica de ideias.

Coordenador(es) do Curso

António José Olaio Correia de Carvalho
uc25202@uc.pt

Pedro Filipe Rodrigues Pousada
pedro-pousada@netcabo.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Ex: A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção de 180 ECTS na área científica de Arte Contemporânea (AC), que se concretizam com a apresentação/defesa da Tese em provas públicas de doutoramento.

Plano de Estudos

Arte Contemporânea

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5797

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0

Propina Anual: 1750.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2023-06-23 a 2024-06-23
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1513/2011/AL01

2017-09-11

Documentos

Relatório final da Comissão de Avaliação Externa

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Decisão final do Conselho de Administração

Nova Decisão do Conselho de Administração