Doutoramento em Sociologia

Objetivos do Curso

Objectivos: O Doutoramento em Sociologia é um programa de formação avançada vocacionado para o desenvolvimento de competências de investigação científica e qualificações profissionais elevadas no âmbito da sociologia e do diálogo interdisciplinar entre esta e outras áreas científicas. Tem por base a matriz teórica e metodológica da sociologia, desenvolvendo áreas temáticas mais abrangentes ou mais específicas, de acordo com a actualidade dos temas de pesquisa e o interesse analítico demonstrado por determinados processos sociais mais contextualizados. Tem como objectivo fundamental contribuir para o progresso dos conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos nos domínios da sociologia, com particular ênfase no conhecimento da realidade portuguesa, europeia e latino-americana, e em particular no que se refere às dinâmicas de transformação social, política e cultural destas sociedades, assim como para a promoção de condições de aplicação desses conhecimentos em contextos de intervenção administrativa e técnica.
Estrutura Curricular: Este Programa prevê dois percursos de formação, um de base curricular alargada - percurso doutoral regular - e outro assente em projeto de investigação - percurso doutoral de projeto. O primeiro ano do programa está estruturado em seminários (60 ECTS). No final do primeiro ano, os/as doutorandos/as deverão apresentar o Projecto de Tese e desenvolver o mesmo ao longo dos dois anos subsequentes (120 ECTS).

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Economia;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Economia.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de mestre ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os/As doutorados/as em Sociologia encontram-se habilitados/as para o exercício de funções múltiplas e diversas no âmbito da administração pública, de empresas, de associações e organizações não-governamentais, bem como instituições de ensino e investigação, em áreas relacionadas com a política social, incluindo políticas locais, desigualdades sociais, justiça, integração social, gestão do património, ensino e administração escolar, emprego, saúde e cultura.

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário diurno. As sessões lectivas decorrerem às sextas-feiras e sábados.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

- Aquisição de conhecimentos avançados nas diferentes áreas do ciclo de estudos, complementares dos adquiridos em Mestrados no domínio da Física ou afins.
- Desenvolvimento de competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico.
- Desenvolvimento da capacidade de conceber, projetar e realizar autonomamente trabalho de investigação original, com a qualidade imposta pelos padrões internacionais.
- Desenvolvimento da capacidade de analisar criticamente e sintetizar novas ideias e perspetivas.
- Desenvolvimento da capacidade de comunicação com os pares, com a restante comunidade académica e com a sociedade, na área de especialidade do estudante.

Coordenador(es) do Curso

Carlos José Cândido Guerreiro Fortuna
cfortuna@fe.uc.pt

Sílvia Maria Dias Ferreira
smdf@fe.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Carmen Isabel de Oliveira Amado Mendes
carmen.mendes@fe.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Existe reconhecimento da formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Este Programa de Doutoramento, com uma duração de 3 anos (6 semestres), inclui uma componente lectiva no primeiro ano. A frequência e aprovação nos seminários do primeiro ano lectivo são condição necessária para realizarem a Prova de Qualificação no final do primeiro ano, no âmbito da qual apresentarão um projecto de tese, a ser apreciado por um júri, e de cuja aprovação depende o acesso à elaboração de tese, a qual será defendida em provas públicas. Este Programa conduz ao grau de doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os/As doutorados/as ficam em condições de aceder a um pós-doutoramento, nomeadamente na área da Sociologia.

Plano de Estudos

Sociologia

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 9344

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 6 Semestre(s)

Créditos ECTS: 180.0

Propina Anual: 2000.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2016-11-21 a 2020-11-20
Direcção Geral de Ensino Superior
2010-07-27