Pós-Graduação Psicologia do Desenvolvimento

Objetivos do Curso

O presente curso identifica-se com as contemporâneas abordagens do ciclo de vida, defendendo a impossibilidade em considerar qualquer ponto (seja a nível dos processos, estruturas ou comportamentos) do desenvolvimento isolado do seu contexto (individual, familiar, social, cultural) e do momento concreto que cada sujeito vive (infância, adolescência, jovem adulto, meia-idade, muito idoso). Destaca-se assim a tese fundamental de que, cada momento particular deve ser interpretado tendo em conta o que o antecede e, também, o devir (do sujeito). Com efeito, ganha o estudo do desenvolvimento que se projecta num futuro (indeterminado, é certo, mas cujas expectativas se constroem, mesmo que se admitam vir a ser alteradas). A caracterização do desenvolvimento normativo – i.e., do sujeito epistémico – serve de ponto de partida e balizas gerais para as análises posteriores dos sujeitos particulares (independentemente do seu percurso individual). E, cada nova “actualização” de um percurso desenvolvimental – isto é o estudo de um percurso individual (seja ele adaptativo ou disfuncional) – é fascinante e actualiza as potencialidades e novos desafios da psicologia do desenvolvimento. O curso terá a duração de 2 semestres que compreendem a frequência de um conjunto de unidades curriculares a que corresponde 60 ECTS.

Condições de Acesso e Ingresso

1 – São admitidos à candidatura e matrícula no curso os licenciados em Psicologia, em Ciências da Educação e em Serviço Social. 2 – Licenciados em Psicologia, mas com currículo profissional que demonstre elevada preparação científica e prática. 3 – Poderão apresentar-se ao concurso licenciados de outras áreas, desde que demonstrem formação académica ou currículo científico ou profissional considerado adequado pelo Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

A Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento justifica-se quer pela necessidade de actualização e aprofundamento de conhecimentos fundamentais anteriormente construídos, quer face ao próprio desenvolvimento constante da área em análise. Com efeito, o discurso teórico subjacente à vasta área de pesquisa da Psicologia do Desenvolvimento tem-se alterado nos últimos anos. Se este domínio da psicologia se “autonomizou” no último quarto do séc. XIX, traduzindo, na época, o peso do fascínio da teoria da evolução e dos modelos predominantemente deterministas, presentemente trata-se de uma área de interface fundamental entre domínios de especialidade vários, quer da própria Psicologia (e.g. clínica, avaliação, orientação) como de campos distintos (e.g. educação, saúde pública, direito de família). A organização deste curso de mestrado e as metodologias de ensino possibilitam a aquisição de uma especialização de natureza académica, valorizando as competências que permitam aos formandos desempenhar, de forma autónoma, funções profissionais complexas no âmbito da análise desenvolvimental ao longo do ciclo da vida.

Regime de Estudo

Este curso exige presença nas aulas em tempo integral e é realizado no período diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto –Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com a redacção que lhe foi dada pelo DL nº107/2008, de 25 de Junho

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, com redacção alterada pelo Decreto N.º 107/2008, de 25 de Junho, e ordem N.º 782/2009, de 23 de Julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

A frequência e conclusão, com sucesso, de todas as unidades curriculares do plano do curso permite a obtenção de um certificado de estudos de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Possibilidade de aceder ao 2.º ano do Curso de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento

Plano de Estudos

Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento

Ano lectivo
2010-2011

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Código DGES: 3666

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Ano(s)

Créditos ECTS: 60.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 13-09-2010
Data de fim: 18-12-2010
2º Semestre
Data de início: 07-02-2011
Data de fim: 04-06-2011