a carregar...

Doutoramento em Gestão de Empresas

Faculdade de Economia

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

5171

Tipo de Curso

3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída

Doutor

Duração

3 Ano(s)

Créditos ECTS

180.0

Propina Anual

2000.0 €

Coordenador(es) do Curso

Carlos Alberto Esteves Ferreira Gomes (cfgomes@fe.uc.pt)

Filipe Jorge Fernandes Coelho (fcoelho@fe.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Carmen Isabel de Oliveira Amado Mendes (carmen.mendes@fe.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O Programa de Doutoramento em Gestão de Empresas da FEUC visa proporcionar aos doutorandos o desenvolvimento de um conjunto de competências científicas para a elaboração de projetos de investigação pura e aplicada em áreas específicas da Gestão.
Dirige-se a um público que procura aprofundar o conhecimento dos temas e métodos que a investigação vai desenvolvendo, de forma a habilitar os doutorandos com a capacidade de analisar criticamente questões relacionadas com a administração de organizações e de aplicar métodos científicos de pesquisa no estudo dessas questões.
Procura, ainda, o cruzamento entre a investigação nas áreas de gestão e a aplicabilidade de tal investigação no domínio da administração de organizações de cariz empresarial, incentivando a submissão dos resultados da investigação à divulgação e publicação internacional.
Os 2.º e 3.º anos destinam-se à concretização da sua tese.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Os objetivos de aprendizagem são alcançados através da lecionação de um conjunto de disciplinas de natureza instrumental e de análise crítica. As primeiras para completarem os conhecimentos de análise quantitativa e qualitativa, necessários ao desenvolvimento da tese e as segundas como forma de preparar o estudante na leitura crítica de artigos científicos em diversas áreas da gestão, proporcionando-lhes ao mesmo tempo aumentar os seus conhecimentos sobre o estado da arte em algumas áreas de relevância para o projeto que pretendem desenvolver. A medição do seu grau de cumprimento é feita através da realização de testes, apresentação de trabalhos individuais, participação em conferências e publicação de artigos.
Regime de Estudo
Regime de Tempo Integral, Presencial e Diurno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os/As doutorados/as ficam em condições de aceder a um pós-doutoramento, nomeadamente na área da Gestão.
Condições de Acesso e Ingresso

1- Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Titulares do grau de mestre ou equivalente legal, nomeadamente titulares do grau de mestre em Gestão e Economia;
b) A título excecional, podem candidatar-se titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Economia;
c) A título excecional, podem ainda candidatar-se detentores de um currículo escolar, científico e profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Economia.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de mestre ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
É possível o reconhecimento da aprendizagem prévia de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.
Enquadramento Legal da Qualificação
DL 74/2006, de 24 de março, alterado pelo DL 107/2008, de 25 de junho, e pelo DL 230/2009, de 14 de setembro, e pelo DL 115/2013 de 7 agosto
Saídas Profissionais
Os/As doutorados/as em Gestão encontram-se habilitados/as para o exercício de funções em diversas áreas empresariais, tais como auditoria e consultoria, banca e seguros, finanças, produção e aprovisionamento, recuros humanos, marketing, ensino e investigação, nomeadamente em organismos públicos, associações e empresas, de natureza nacional ou internacional.
Regras de Avaliação e Classificação
Aplica-se o disposto na regulamentação da Universidade de Coimbra relativa aos 3.ºs ciclos, em particular o Regulamento Pedagógico da UC e as Normas Gerais de Avaliação da FEUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Este Programa de Doutoramento, com uma duração de 3 anos (6 semestres), inclui uma componente lectiva no primeiro ano. A frequência e aprovação nos seminários do primeiro ano lectivo são condição necessária para a apresentação do projecto de tese, de cuja defesa com aprovação depende o subsequente desenvolvimento da tese, a qual será defendida em provas públicas. Este Programa conduz ao grau de doutor em Gestão pela Universidade de Coimbra.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-04-20 a 2021-04-19
R/A-Ef 1599/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18