a carregar...

Doutoramento em Sociologia - Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo

Faculdade de Economia

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2016-2017

Código DGES

5283

Tipo de Curso

3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída

Doutor

Duração

3 Ano(s)

Créditos ECTS

180.0

Propina Anual

2020.0 €

Coordenador(es) do Curso

Elísio Guerreiro do Estanque (estanque@fe.uc.pt)

Hermes Augusto Tadeu Moreira da Costa (hermes@fe.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O Programa de Doutoramento em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo é um programa de formação académica aprofundada em Sociologia, tendo como principal objetivo a formação avançada nas áreas sociais diretamente ligadas às políticas sociais e do emprego, bem como no campo do diálogo social e resolução de conflitos laborais, e ainda as relativas aos problemas da igualdade sexual, do sindicalismo e dos movimentos sociais. Organizado em cooperação entre a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Sociais (CES), enquanto instituição de acolhimento dos/as doutorandos/as, este Programa destina-se a contribuir para alargar o conhecimento científico nas ciências sociais em áreas consideradas decisivas para a compreensão das transformações sociais em curso, no atual contexto nacional e global, bem como a desenvolver as qualificações e competências profissionais ou associativas, aprofundando a análise e o diagnóstico crítico em torno destas temáticas.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Este terceiro ciclo de estudos visa, em primeiro lugar, a aquisição de competências genéricas, de acordo com o disposto no artigo 28º do DL 74/2006, de 24 de Março, indispensáveis a este nível de formação universitária. Entre estas competências destacamos: o domínio cognitivo, abrangente e detalhado, de uma determinada área científica; a compreensão aprofundada e sistemática de uma área de especialização; a sofisticação metodológica na conceção, elaboração e realização do trabalho de investigação, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas; a capacidade de análise crítica e avaliação de propostas teóricas novas e de realidades complexas; e a aptidão para a construção e defesa de uma argumentação consistente e original. Além disso, este Programa de Doutoramento procura proporcionar um conjunto de competências específicas – no domínio das Relações Laborais e do combate às Desigualdades Sociais e Sexuais – a serem ativadas pelos agentes económicos e institucionais ligados ao campo laboral e sindical.
Regime de Estudo
Frequência a tempo integral, regime presencial em horário diurno. As sessões lectivas decorrerem às sextas-feiras e sábados.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os/As doutorados/as ficam em condições de aceder a um pós-doutoramento, nomeadamente na área da Sociologia.
Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Economia;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Economia.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de mestre ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Existe reconhecimento da formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras.
Os doutorandos que tenham concluído o programa de mestrado da FEUC com o mesmo nome (assim como outros doutorandos que apresentem uma formação pós-graduada anterior em unidades curriculares semelhantes), desde que solicitem e lhes sejam conferidas as respetivas creditações, serão dispensados de realizar até três unidades curriculares de opção.
Enquadramento Legal da Qualificação
.A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro. Despacho 7459/2007 (DR 2a série 77 de 19 de Abril de 2007).
Saídas Profissionais
Os/As doutorados/as em Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo encontram-se habilitados/as para o exercício de funções múltiplas e diversas no âmbito da administração pública, de empresas, de associações e organizações não-governamentais, bem como instituições de ensino e investigação, na área da Sociologia, nomeadamente sobre temáticas relacionadas com o trabalho, as desigualdades sociais e o sindicalismo.
Regras de Avaliação e Classificação
Aplica-se o disposto na regulamentação da Universidade de Coimbra relativa aos 3ºs ciclos. Sempre que se justifique, nomeadamente para a parte letiva de 1º ano, e com as devidas adaptações, aplica-se o Regulamento Pedagógico da FEUC e as Normas Gerais de Avaliação da FEUC.
É obrigatória a presença nas unidades curriculares de 1º ano, exceto em situações muito pontuais e de carácter excecional e desde que devidamente autorizadas pela coordenação do Programa.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Este Programa de Doutoramento, com uma duração de 4 anos (8 semestres), inclui uma componente lectiva no primeiro ano. A frequência e aprovação nos seminários do primeiro ano lectivo são condição necessária para a apresentação do projecto de tese, de cuja defesa com aprovação depende o subsequente desenvolvimento da tese, a qual será defendida em provas públicas. Este Programa conduz ao grau de doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 12-09-2016
Data de fim: 22-12-2016
2º Semestre
Data de início: 06-02-2017
Data de fim: 31-05-2017
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-07-21 a 2021-07-20
R/A-Ef 1605/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18