Doutoramento em Sociologia - Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo

Objetivos do Curso

O Programa de Doutoramento em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo é um programa de formação académica aprofundada em Sociologia, tendo como principal objetivo a formação avançada nas áreas sociais diretamente ligadas às políticas sociais e do emprego, bem como no campo do diálogo social e resolução de conflitos laborais, e ainda as relativas aos problemas da igualdade sexual, do sindicalismo e dos movimentos sociais. Organizado em cooperação entre a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Sociais (CES), enquanto instituição de acolhimento dos/as doutorandos/as, este Programa destina-se a contribuir para alargar o conhecimento científico nas ciências sociais em áreas consideradas decisivas para a compreensão das transformações sociais em curso, no atual contexto nacional e global, bem como a desenvolver as qualificações e competências profissionais ou associativas, aprofundando a análise e o diagnóstico crítico em torno destas temáticas.

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Economia;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Economia.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de mestre ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os/As doutorados/as em Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo encontram-se habilitados/as para o exercício de funções múltiplas e diversas no âmbito da administração pública, de empresas, de associações e organizações não-governamentais, bem como instituições de ensino e investigação, na área da Sociologia, nomeadamente sobre temáticas relacionadas com o trabalho, as desigualdades sociais e o sindicalismo.

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário diurno. As sessões lectivas decorrerem às sextas-feiras e sábados.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Aplica-se o disposto na regulamentação da Universidade de Coimbra relativa aos 3ºs ciclos. Sempre que se justifique, nomeadamente para a parte letiva de 1º ano, e com as devidas adaptações, aplica-se o Regulamento Pedagógico da FEUC e as Normas Gerais de Avaliação da FEUC.
É obrigatória a presença nas unidades curriculares de 1º ano, exceto em situações muito pontuais e de carácter excecional e desde que devidamente autorizadas pela coordenação do Programa.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Este terceiro ciclo de estudos visa, em primeiro lugar, a aquisição de competências genéricas, de acordo com o disposto no artigo 28º do DL 74/2006, de 24 de Março, indispensáveis a este nível de formação universitária. Entre estas competências destacamos: o domínio cognitivo, abrangente e detalhado, de uma determinada área científica; a compreensão aprofundada e sistemática de uma área de especialização; a sofisticação metodológica na conceção, elaboração e realização do trabalho de investigação, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas; a capacidade de análise crítica e avaliação de propostas teóricas novas e de realidades complexas; e a aptidão para a construção e defesa de uma argumentação consistente e original. Além disso, este Programa de Doutoramento procura proporcionar um conjunto de competências específicas – no domínio das Relações Laborais e do combate às Desigualdades Sociais e Sexuais – a serem ativadas pelos agentes económicos e institucionais ligados ao campo laboral e sindical.

Coordenador(es) do Curso

Elísio Guerreiro do Estanque
estanque@fe.uc.pt

Hermes Augusto Tadeu Moreira da Costa
hermes@fe.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Carmen Isabel de Oliveira Amado Mendes
carmen.mendes@fe.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Existe reconhecimento da formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras.
Os doutorandos que tenham concluído o programa de mestrado da FEUC com o mesmo nome (assim como outros doutorandos que apresentem uma formação pós-graduada anterior em unidades curriculares semelhantes), desde que solicitem e lhes sejam conferidas as respetivas creditações, serão dispensados de realizar até três unidades curriculares de opção.

Enquadramento Legal da Qualificação

.A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro. Despacho 7459/2007 (DR 2a série 77 de 19 de Abril de 2007).

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Este Programa de Doutoramento, com uma duração de 3 anos (6 semestres), inclui uma componente lectiva no primeiro ano. A frequência e aprovação nos seminários do primeiro ano lectivo são condição necessária para a apresentação do projecto de tese, de cuja defesa com aprovação depende o subsequente desenvolvimento da tese, a qual será defendida em provas públicas. Este Programa conduz ao grau de doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os/As doutorados/as ficam em condições de aceder a um pós-doutoramento, nomeadamente na área da Sociologia.

Plano de Estudos

Sociologia - Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5283

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0

Propina Anual: 2000.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2015-07-21 a 2021-07-20
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18