a carregar...

Doutoramento em Democracia no Século XXI

Faculdade de Economia

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2016-2017

Código DGES

5126

Tipo de Curso

3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída

Doutor

Duração

4 Ano(s)

Créditos ECTS

240.0

Propina Anual

2020.0 €

Coordenador(es) do Curso

Giovanni Allegretti (giovanni.allegretti@ces.uc.pt)

Teresa Paula Almeida Cravo (tcravo@fe.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O programa doutoral visa contribuir para uma formação avançada de natureza interdisciplinar e "trans-escalar" sobre a Democracia contemporânea, em particular na Europa, na América Latina e em África. Os objetivos do programa incluem:
1. Proporcionar uma compreensão sistemática da Democracia, dos debates sobre multiculturalismo, integração/inclusão e participação política e cívica;
2. Promover uma investigação avançada que, através do diálogo entre as perspetivas da Ciência Política e da Sociologia, conduza à produção de resultados originais, de qualidade elevada, merecedores de divulgação nacional e internacional e cuja operacionalização fomente o progresso social e cultural no domínio das ciências sociais;
3. Proporcionar aos estudantes a possibilidade de beneficiarem da articulação ensino-aprendizagem-investigação-ação;
4. Assegurar que todas as teses de doutoramento analisam fenómenos político-sociológicos de forma crítica e interdisciplinar, privilegiando uma ótica de estudos comparados.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Entre as competências gerais a ser adquiridas, destacam-se: a compreensão aprofundada de uma área de especialização; a riqueza metodológica na conceção e realização do trabalho de investigação; a capacidade de análise crítica e avaliação de novas propostas teóricas complexas; a elaboração de ‘estudos de caso’ adequados; a produção de resultados originais com vista à transformação política, social e cultural; a aptidão para a construção e defesa de um tipo de argumentação consistente e inovador.
Entre as competências específicas:
- conhecimento aprofundado da historicidade das teorias democráticas e reflexão crítica dos principais debates contemporâneos;
- identificação e análise de modelos hegemónicos e de práticas inovadoras contra-hegemónicas;
- identificação crítica das relações entre modelos e contextos;
- análise das relações público-privado e da subsidiariedade na gestão territorial;
- capacidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos através de intervenção institucional.
Regime de Estudo
Regime de tempo integral, presencial e diurno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os doutorados ficam em condições de aceder a um pós-doutoramento em ciências sociais, nomeadamente nas áreas de Ciência Política e Sociologia.
Condições de Acesso e Ingresso

1- Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares do grau de licenciado em Sociologia, em Ciência Política ou noutras Ciências Sociais e Humanas, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de mestre ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
É possível o reconhecimento da aprendizagem prévia de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.
Enquadramento Legal da Qualificação
DL 74/2006, de 24 de março, alterado pelo DL 107/2008, de 25 de junho, e pelo DL 230/2009, de 14 de setembro, e pelo DL 115/2013 de 7 agosto
Saídas Profissionais
Os doutorados em Democracia no Século XXI encontram-se habilitados para o exercício de funções múltiplas e diversas no âmbito da administração pública, de empresas, de associações e organizações não-governamentais, bem como instituições de ensino e investigação, nomeadamente sobre temáticas relacionadas com democracia.
Regras de Avaliação e Classificação
Aplica-se o disposto na regulamentação da Universidade de Coimbra relativa aos 3.ºs ciclos, em particular o Regulamento Pedagógico da UC e as Normas Gerais de Avaliação da FEUC.
É obrigatória a presença nas unidades curriculares dos primeiros três semestres, exceto em situações muito pontuais e de carácter excecional, e desde que devidamente autorizadas pela coordenação do Programa.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Este Programa de Doutoramento, com uma duração de 4 anos (8 semestres), inclui uma componente lectiva nos dois primeiros anos, no âmbito da qual é necessário obter aprovação a todas as unidades curriculares. No final do primeiro ano, os/as doutorandos/as apresentarão um projecto de tese, que será apreciado por um júri e de cuja aprovação depende o acesso à elaboração de tese, a qual será defendida em provas públicas. Este Programa conduz ao grau de doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 12-09-2016
Data de fim: 22-12-2016
2º Semestre
Data de início: 06-02-2017
Data de fim: 31-05-2017
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2014-08-21 a 2020-08-20
R/A-Ef 1596/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18