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Doutoramento em Ciências do Desporto

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

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Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

5394

Tipo de Curso

3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída

Doutor

Duração

3 Ano(s)

Créditos ECTS

180.0

Propina Anual

2520.0 €

Coordenador(es) do Curso

Ana Maria Miranda Botelho Teixeira (ateixeira@fcdef.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
Este terceiro ciclo desenvolve-se no contexto de uma formação avançada, aplicando-os em situações de investigação e de exercício profissional não familiares, em que as capacidades de auto-aprendizagem e de resolução de problemas se articulem com competências avançadas de pesquisa, utilizando para o efeito processos multi-método e interdisciplinares de investigação, mantendo um equilíbrio entre as linhas de pesquisa fundamental, de pesquisa aplicada e a investigação-acção. Os investigadores formados neste programa serão capazes de utilizar os recursos da investigação na análise e resolução crítica de problemas, na avaliação e síntese de ideias novas e complexas e na difusão de investigação original junto dos seus pares e da comunidade em geral. O curso terá a duração de seis semestres, incluindo a realização de uma dissertação de doutoramento, num total de 180 ECTS. De acordo com o seguinte plano de estudos Plano de estudos poderá ser orientado para um dos quatro ramos: Ramo de Actividade Física e Saúde
Ramo de Educação Física
Ramo de Treino Desportivo
Ramo de Necessidades Educativas Especiais- Actividade Física Adaptada.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
As Ciências do Desporto são reconhecidas nas sociedades contemporâneas como uma das actividades ou áreas de grande crescimento e valorização social, quer pelo seu impacto directo na economia, quer pelo reconhecimento das interacções fertilizantes que estabelece com a cultura, o desenvolvimento e o emprego,
tanto à escala global, como às escalas nacional e internacional. A operacionalização de objectivos segue a técnica de derivação dos objectivos específicos em objectivos terminais de cada unidade curricular. Este programa visa a formação de competências, aptidões e métodos de investigação multidisciplinares, em objectos de estudo que integrem a educação física, a actividade física e o treino desportivo nas suas múltiplas expressões sociais e profissionais desenvolvendo-os no contexto de uma formação avançada, aplicando-os em situações de investigação e de exercício profissional não familiares, em que as capacidades de autoaprendizagem e de resolução de problemas se articulem com competências avançadas de pesquisa, utilizando para o efeito processos multimétodo e interdisciplinares de investigação, mantendo um equilíbrio entre as linhas de pesquisa fundamental, de pesquisa aplicada e a investigação-acção. Os investigadores formados neste programa serão capazes de utilizar os recursos da investigação na análise e resolução crítica de problemas, na avaliação e síntese de ideias novas e complexas e na difusão de investigação original junto dos seus pares e da comunidade em geral.
Estipulam-se as seguintes competências: a).Mobilizar dados da investigação e usar métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa aprofundada, aplicando-os em contextos profissionais alargados de diagnóstico e avaliação de pessoas, conteúdos e organizações; b) Mobilizar modelos de investigação necessários à
fundamentação e concepção de projectos e à investigação do contexto social em que se integram; c) Participar e cooperar criticamente na definição de políticas e projectos comunitários com relevância no desenvolvimento local; d) Capacidade de análise e de síntese, e) Habilidades de manipulação de informação (capacidade para recolher, recuperar e analisar informações de diferentes fontes; f) Utilização eficaz das tecnologias de informação e comunicação; g) Capacidade de comunicar oralmente e por escrito em língua(s) estrangeira(s).
Deve ter ainda a capacidade de ter sentido crítico e autocrítico, de liderar grupos de trabalho, de trabalhar em equipas interdisciplinares no contexto nacional e internacional e de actuar eticamente em situações dilemáticas.
A operacionalização dos objectivos e a aquisição de competências é feita através da implementação de um primeiro ano curricular, de seminários e de um acompanhamento tutorial ao longo de todo o curso. O seu grau de cumprimento é medido através da avaliação de cada unidade curricular, da apresentação periodica de relatórios de progresso e da defesa pública e avaliação por júri externo da tese de doutoramento.
Regime de Estudo
Diurno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Este programa visa a formação de competências, aptidões e métodos de investigação multidisciplinares, em objectos de estudo que integrem a educação física, a actividade física e o treino desporto nas suas múltiplas expressões sociais e profissionais.|
Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Titulares do grau de mestre, ou seu equivalente legal;
b) Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou de mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia é feita no momento da candidatura ao curso
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no regulamento das doutoramentos pela Universidade de Coimbra nº78/2007 publicado no Diário da República , 2ªsérie, nº89 de 9 de Maio de 2007
Saídas Profissionais
I&D (Investigação e Desenvolvimento) Carreira Académica.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Defesa da tese perante Jurí externo

Plano de Estudos
Percursos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2013-03-06 a 2019-03-05
R/A-Ef 3421/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18