Licenciatura em Farmácia Biomédica

Objetivos do Curso

A Licenciatura em Farmácia Biomédica (LFB) proporciona formação de quadros capazes de se movimentar na interface entre profissões clássicas como a Medicina e a Farmácia, nomeadamente no que se refere a todos os aspetos que se prendem com o processo de desenvolvimento dos medicamentos. O acompanhamento do ciclo de vida do medicamento envolve um conjunto de capacidades e competências que se encontram dispersas, razão pela qual é necessário que surjam novos profissionais orientados para a inovação científica e tecnológica, mas conhecedores da componente regulamentar subjacente a este tipo de atividade.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 95 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 60%
Provas de ingresso: 40%

Pré-Requisitos
Tipo: Seleção
Grupo B - Comunicação interpessoal

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Competências multidisciplinares no âmbito da inovação científica e tecnológica associada ao desenvolvimento de medicamentos tendo como saídas profissionais a indústria farmacêutica, empresas de investigação con contrato (CROs), unidades de investigação públicas ou privadas, e autoridades reguladoras (Infarmed; EMEA). Entre as tarefas a desempenhar destacam-se a gestão e garantia de qualidade, gestão de projecto e monitorização de investigação clínica, gestão de dados e estatística, e regulamentação do medicamento.

Regime de Estudo

O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Competências multidisciplinares no âmbito da inovação científica e tecnológica associada ao desenvolvimento de medicamentos, tendo como saídas profissionais a indústria farmacêutica, empresas de investigação sob contrato (CROs), unidades de investigação públicas ou privadas, e autoridades reguladoras (Infarmed; EMEA). Entre as tarefas a desempenhar destacam-se a gestão e garantia de qualidade, gestão de projecto e monitorização de investigação clínica, gestão de dados e estatística, e regulamentação do medicamento.

Coordenador(es) do Curso

António José Ribeiro
aribeiro@ff.uc.pt

Maria Margarida Coutinho de Seabra Castel-Branco Caetano
mmcb@ci.uc.pt

Coordenador de mobilidade

António José Ribeiro
aribeiro@ff.uc.pt

Ricardo António Esteves de Castro
rcastro@ff.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho

Requisitos para Obtenção da Qualificação

É conferido o grau de Licenciado em "Farmácia Biomédica" aos estudantes que completarem com aprovação todas as unidades curriculares o que corresponderá a um total e 180 ECTS, 6 semestres.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de segundo ciclo.

Plano de Estudos

Farmácia Biomédica

Ano lectivo
2025-2026

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9832

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 6 Semestre(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1622/2011/AL02

2021-11-19

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Guião de autoavaliação

Publicação DR 2022