Licenciatura em Ciências da Educação

Objetivos do Curso

Compreender e analisar os fenómenos educativos e formativos que têm lugar em contextos formais, não formais e informais; Aplicar conhecimentos adquiridos evidenciando uma atitude científica, ético-deontológica e profissional na área da educação e formação; Construir uma argumentação fundamentada acerca da realidade educativa e formativa nos diversos contextos que envolvem projetos, dispositivos de tipo presencial e a distância e atividades de índole cultural e social; Conceber soluções apropriadas e eficazes para resolver problemas educativos e formativos, de acordo com a sua especificidade e singularidade; Desenvolver competências de observação, avaliação, investigação e intervenção em educação e formação; Comunicar informação, ideias, problemas e soluções a diversos públicos; Demonstrar curiosidade científica, com vista à atualização e construção de conhecimentos e à aprendizagem autónoma ao longo da vida.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia
17 Mat. Apl. Ciências Soc.
18 Português

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 100 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 100 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

As saídas profissionais abaixo indicadas correspondem às saídas profissionais do Mestrado em Ciências da Educação:
Educador, Formador e Mediador Educativo
Técnico Superior de Educação nas áreas:
- Promoção e Educação para a Saúde
- Reinserção Social- Protecção e Reinserção Social de Crianças e Jovens
- Educação Parental e Familiar- Tecnologias da Educação e da Comunicação
- Administração Pública, Autarquias e Desenvolvimento Local
- Organização, Gestão e Administração Escolar
- Formação de Professores- Formação de Formadores
- Apoio Psicopedagógico Individual e em Organizações Educativas
- Educação Especial - Intervenção Socioeducativa e Educação Social
- Intervenção e Animação Comunitária
- Educação e Formação de Jovens e de Adultos (Associações culturais e recreativas; Escolas profissionais, Gabinetes de apoio a alunos, Centros de Saúde, CNOs; RVCC Universidades Seniores, Lares, etc.)
- Emprego e Formação Profissional (EFA, EFJ)
Docência e Investigação Científica no Ensino Superior
Profissão Liberal

Regime de Estudo

O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Conhecer os fundamentos teóricos dos processos educativos e formativos
Conhecer princípios e fundamentos do currículo
Conhecer os fundamentos e metodologias de avaliação
Conhecer e contextualizar os sistemas e as políticas de educação e de formação atuais
Conhecer os métodos e estratégias de investigação educativa
Conhecer os fundamentos do desenho e uso de meios, recursos e tecnologias educacionais
Assessorar e participar na planificação, desenvolvimento e avaliação de planos de formação, programas e recursos educacionais
Aplicar técnicas e instrumentos de observação e diagnóstico de necessidades e problemas em contextos formais, não formais e informais
Aplicar e avaliar programas de educação e formação adaptados a diferentes públicos e contextos
Aplicar e avaliar programas de intervenção e orientação psicopedagógica e socioeducativa
Colaborar em processos de avaliação de programas e instituições educativas
Colaborar na conceção e desenvolvimento de processos de investigação

Coordenador(es) do Curso

Carlos Manuel Folgado Barreira
cabarreira@fpce.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Bruno Cecílio de Sousa
uc41501@uc.pt

Lisete Santos Mendes Mónico
lisete_monico@fpce.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com redacção que lhe foi dada pelo DL.nº107/2008, de 25 de Junho

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O Diploma de Licenciatura em Ciências da Educação será atribuído aquando da obtenção de 180 ECTS, de acordo com a adopção do sistema europeu de créditos curriculares.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Licenciatura em Ciências da Educação (1º ciclo) confere habilitação para prosseguimento de estudos no Mestrado em Ciências da Educação (2º ciclo).

Plano de Estudos

Ciências da Educação

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9026

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 11-09-2023
Data de fim: 16-12-2023
2º Semestre
Data de início: 05-02-2024
Data de fim: 23-05-2024

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2027-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1681/2011/AL03

2023-07-27

Documentos

Registo da DGES

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração