Licenciatura em Ciências da Educação
Objetivos do Curso
Compreender e analisar os fenómenos educativos e formativos que têm lugar em contextos formais, não formais e informais; Aplicar conhecimentos adquiridos evidenciando uma atitude científica, ético-deontológica e profissional na área da educação e formação; Construir uma argumentação fundamentada acerca da realidade educativa e formativa nos diversos contextos que envolvem projetos, dispositivos de tipo presencial e a distância e atividades de índole cultural e social; Conceber soluções apropriadas e eficazes para resolver problemas educativos e formativos, de acordo com a sua especificidade e singularidade; Desenvolver competências de observação, avaliação, investigação e intervenção em educação e formação; Comunicar informação, ideias, problemas e soluções a diversos públicos; Demonstrar curiosidade científica, com vista à atualização e construção de conhecimentos e à aprendizagem autónoma ao longo da vida.Condições de Acesso e Ingresso
Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):
Provas de Ingresso:
Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia
17 Mat. Apl. Ciências Soc.
18 Português
Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 100 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 100 pontos (na escala 0-200)
Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%
Outras formas de acesso (UC-candidatos):
- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos
Saídas Profissionais
As saídas profissionais abaixo indicadas correspondem às saídas profissionais do Mestrado em Ciências da Educação:Educador, Formador e Mediador Educativo
Técnico Superior de Educação nas áreas:
- Promoção e Educação para a Saúde
- Reinserção Social- Protecção e Reinserção Social de Crianças e Jovens
- Educação Parental e Familiar- Tecnologias da Educação e da Comunicação
- Administração Pública, Autarquias e Desenvolvimento Local
- Organização, Gestão e Administração Escolar
- Formação de Professores- Formação de Formadores
- Apoio Psicopedagógico Individual e em Organizações Educativas
- Educação Especial - Intervenção Socioeducativa e Educação Social
- Intervenção e Animação Comunitária
- Educação e Formação de Jovens e de Adultos (Associações culturais e recreativas; Escolas profissionais, Gabinetes de apoio a alunos, Centros de Saúde, CNOs; RVCC Universidades Seniores, Lares, etc.)
- Emprego e Formação Profissional (EFA, EFJ)
Docência e Investigação Científica no Ensino Superior
Profissão Liberal
Regime de Estudo
O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrnoLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
PortuguêsRegras de Avaliação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular.Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Conhecer os fundamentos teóricos dos processos educativos e formativosConhecer princípios e fundamentos do currículo
Conhecer os fundamentos e metodologias de avaliação
Conhecer e contextualizar os sistemas e as políticas de educação e de formação atuais
Conhecer os métodos e estratégias de investigação educativa
Conhecer os fundamentos do desenho e uso de meios, recursos e tecnologias educacionais
Assessorar e participar na planificação, desenvolvimento e avaliação de planos de formação, programas e recursos educacionais
Aplicar técnicas e instrumentos de observação e diagnóstico de necessidades e problemas em contextos formais, não formais e informais
Aplicar e avaliar programas de educação e formação adaptados a diferentes públicos e contextos
Aplicar e avaliar programas de intervenção e orientação psicopedagógica e socioeducativa
Colaborar em processos de avaliação de programas e instituições educativas
Colaborar na conceção e desenvolvimento de processos de investigação
Coordenador(es) do Curso
Carlos Manuel Folgado Barreira
cabarreira@fpce.uc.pt
Coordenador de mobilidade
Bruno Cecílio de Sousa
uc41501@uc.pt
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com redacção que lhe foi dada pelo DL.nº107/2008, de 25 de JunhoEnquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de JulhoRequisitos para Obtenção da Qualificação
O Diploma de Licenciatura em Ciências da Educação será atribuído aquando da obtenção de 180 ECTS, de acordo com a adopção do sistema europeu de créditos curriculares.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Licenciatura em Ciências da Educação (1º ciclo) confere habilitação para prosseguimento de estudos no Mestrado em Ciências da Educação (2º ciclo).Plano de Estudos
2024-2025
Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura
Código DGES: 9026
Qualificação Atribuída: Licenciado
Duração: 3 Ano(s)
Créditos ECTS: 180.0
Candidaturas
Avisos de Abertura
- Concurso Especial para Estudante Internacional (ingresso em licenciaturas e mestrados integrados)
- Maiores de 23 anos
- Mudança de par instituição/curso
- Reingresso
- Titulares de outros Cursos Superiores
Calendário
- 1º Semestre
-
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024 - 2º Semestre
-
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- 2021-07-31 a 2027-07-30
- Direcção Geral de Ensino Superior
-
Nº Registo: R/A-Ef 1681/2011/AL03
- 2023-07-27