Licenciatura em Ciências da Educação

Objetivos do Curso

Compete ao 1º Ciclo uma formação essencialmente compreensiva, fundamentadora e habilitadora da interpretação qualificada do fenómeno educativo, em toda a sua diversidade e amplitude, capacitando para as múltiplas intervenções possíveis. Isto implica a necessidade de preparar os licenciados também numa dimensão profissionalizante ou pré-profissionalizante.
A profissionalização deverá ser adquirida sobretudo através do 2º Ciclo de Formação Complementar, para o qual estão pensadas formações mais especializadas e uma componente prática mais vincada.
O 1º Ciclo tem por vocação uma formação de “banda larga”, essencialmente potenciadora de competências de intervenção em múltiplas áreas formativas, visando que com o grau de Licenciado se desenvolva um conjunto coerente e articulado de competências que deverão capacitar para um leque diversificado de actividades profissionais.
O Diploma de Licenciatura em Ciências da Educação será atribuído aquando da obtenção de 180 ECTS, de acordo com a adopção do sistema europeu de créditos curriculares.
Os primeiros três semestres do curso, que totalizam 90 ECTS, englobam, essencialmente, domínios científicos ligados aos fundamentos da educação e às metodologias de investigação científica e de formação técnica, distribuídos por 18 unidades curriculares obrigatórias.
A partir do 3º semestre existem unidades curriculares que se orientam para domínios de formação específica (com continuidade no 2º ciclo), e no 5º e 6º semestre existe o reforço da dimensão prática (UOI - Unidades de Observação e Intervenção; 6 ECTS cada), bem como duas unidades de formação optativas (4 ECTS cada).
No 5ºe 6º semestre existem 8 unidades curriculares obrigatórias (40 ECTS), duas unidades curriculares opcionais (8 ECTS) e duas unidades de observação e intervenção (12 ECTS).
A licenciatura em Ciências da Educação pretende qualificar os alunos com um conhecimento prático, metodológico e teórico que lhes permita ter uma intervenção educativa eficaz e habilita-os com as seguintes competências específicas:
- Compreensão e conceptualização dos fenómenos educativos
- Observação, análise e investigação da realidade educativa
- Planificação, organização e avaliação educacional
- Inovação e concepção de metodologias e recursos educativos
- Acompanhamento e orientação educativa e formativa

Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes provas:
(02) Biologia e Geologia ou
(17) Matemática Aplicada Ciências Sociais ou
(18) Português.
Fórmula do cálculo:Média do secundário: 50%Provas de ingresso: 50%

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

As saídas profissionais abaixo indicadas correspondem às saídas profissionais do Mestrado em Ciências da Educação:
Educador, Formador e Mediador Educativo
Técnico Superior de Educação nas áreas:
- Promoção e Educação para a Saúde
- Reinserção Social- Protecção e Reinserção Social de Crianças e Jovens
- Educação Parental e Familiar- Tecnologias da Educação e da Comunicação
- Administração Pública, Autarquias e Desenvolvimento Local
- Organização, Gestão e Administração Escolar
- Formação de Professores- Formação de Formadores
- Apoio Psicopedagógico Individual e em Organizações Educativas
- Educação Especial - Intervenção Socioeducativa e Educação Social
- Intervenção e Animação Comunitária
- Educação e Formação de Jovens e de Adultos (Associações culturais e recreativas; Escolas profissionais, Gabinetes de apoio a alunos, Centros de Saúde, CNOs; RVCC Universidades Seniores, Lares, etc.)
- Emprego e Formação Profissional (EFA, EFJ)
Docência e Investigação Científica no Ensino Superior
Profissão Liberal

Regime de Estudo

O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Coordenador(es) do Curso

Armanda Pinto Mota Matos
armanda@fpce.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Lisete Santos Mendes Mónico
lisete_monico@fpce.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com redacção que lhe foi dada pelo DL.nº107/2008, de 25 de Junho

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O Diploma de Licenciatura em Ciências da Educação será atribuído aquando da obtenção de 180 ECTS, de acordo com a adopção do sistema europeu de créditos curriculares.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Licenciatura em Ciências da Educação (1º ciclo) confere habilitação para prosseguimento de estudos no Mestrado em Ciências da Educação (2º ciclo).

Plano de Estudos

Ciências da Educação

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9026

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2016-06-29 a 2022-06-28
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18