Licenciatura em Ciências da Educação
Objetivos do Curso
Compete ao 1º Ciclo uma formação essencialmente compreensiva, fundamentadora e habilitadora da interpretação qualificada do fenómeno educativo, em toda a sua diversidade e amplitude, capacitando para as múltiplas intervenções possíveis. Isto implica a necessidade de preparar os licenciados também numa dimensão profissionalizante ou pré-profissionalizante.A profissionalização deverá ser adquirida sobretudo através do 2º Ciclo de Formação Complementar, para o qual estão pensadas formações mais especializadas e uma componente prática mais vincada.
O 1º Ciclo tem por vocação uma formação de “banda larga”, essencialmente potenciadora de competências de intervenção em múltiplas áreas formativas, visando que com o grau de Licenciado se desenvolva um conjunto coerente e articulado de competências que deverão capacitar para um leque diversificado de actividades profissionais.
O Diploma de Licenciatura em Ciências da Educação será atribuído aquando da obtenção de 180 ECTS, de acordo com a adopção do sistema europeu de créditos curriculares.
Os primeiros três semestres do curso, que totalizam 90 ECTS, englobam, essencialmente, domínios científicos ligados aos fundamentos da educação e às metodologias de investigação científica e de formação técnica, distribuídos por 18 unidades curriculares obrigatórias.
A partir do 3º semestre existem unidades curriculares que se orientam para domínios de formação específica (com continuidade no 2º ciclo), e no 5º e 6º semestre existe o reforço da dimensão prática (UOI - Unidades de Observação e Intervenção; 6 ECTS cada), bem como duas unidades de formação optativas (4 ECTS cada).
No 5ºe 6º semestre existem 8 unidades curriculares obrigatórias (40 ECTS), duas unidades curriculares opcionais (8 ECTS) e duas unidades de observação e intervenção (12 ECTS).
A licenciatura em Ciências da Educação pretende qualificar os alunos com um conhecimento prático, metodológico e teórico que lhes permita ter uma intervenção educativa eficaz e habilita-os com as seguintes competências específicas:
- Compreensão e conceptualização dos fenómenos educativos
- Observação, análise e investigação da realidade educativa
- Planificação, organização e avaliação educacional
- Inovação e concepção de metodologias e recursos educativos
- Acompanhamento e orientação educativa e formativa
Condições de Acesso e Ingresso
Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):
Provas de Ingresso:
Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia
17 Mat. Apl. Ciências Soc.
18 Português
Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 100 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 100 pontos (na escala 0-200)
Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%
Outras formas de acesso (UC-candidatos):
- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos
Saídas Profissionais
As saídas profissionais abaixo indicadas correspondem às saídas profissionais do Mestrado em Ciências da Educação:Educador, Formador e Mediador Educativo
Técnico Superior de Educação nas áreas:
- Promoção e Educação para a Saúde
- Reinserção Social- Protecção e Reinserção Social de Crianças e Jovens
- Educação Parental e Familiar- Tecnologias da Educação e da Comunicação
- Administração Pública, Autarquias e Desenvolvimento Local
- Organização, Gestão e Administração Escolar
- Formação de Professores- Formação de Formadores
- Apoio Psicopedagógico Individual e em Organizações Educativas
- Educação Especial - Intervenção Socioeducativa e Educação Social
- Intervenção e Animação Comunitária
- Educação e Formação de Jovens e de Adultos (Associações culturais e recreativas; Escolas profissionais, Gabinetes de apoio a alunos, Centros de Saúde, CNOs; RVCC Universidades Seniores, Lares, etc.)
- Emprego e Formação Profissional (EFA, EFJ)
Docência e Investigação Científica no Ensino Superior
Profissão Liberal
Regime de Estudo
O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrnoLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
PortuguêsRegras de Avaliação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.Coordenador(es) do Curso
Carlos Manuel Folgado Barreira
cabarreira@fpce.uc.pt
Coordenador de mobilidade
Lisete Santos Mendes Mónico
lisete_monico@fpce.uc.pt
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com redacção que lhe foi dada pelo DL.nº107/2008, de 25 de JunhoEnquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de JulhoRequisitos para Obtenção da Qualificação
O Diploma de Licenciatura em Ciências da Educação será atribuído aquando da obtenção de 180 ECTS, de acordo com a adopção do sistema europeu de créditos curriculares.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Licenciatura em Ciências da Educação (1º ciclo) confere habilitação para prosseguimento de estudos no Mestrado em Ciências da Educação (2º ciclo).Plano de Estudos
2023-2024
Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura
Código DGES: 9026
Qualificação Atribuída: Licenciado
Duração: 3 Ano(s)
Créditos ECTS: 180.0
Candidaturas
Avisos de Abertura
- Concurso Especial para Estudante Internacional (ingresso em licenciaturas e mestrados integrados)
- Reingresso
Calendário
- 1º Semestre
-
Data de início: 11-09-2023
Data de fim: 16-12-2023 - 2º Semestre
-
Data de início: 05-02-2024
Data de fim: 23-05-2024
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- 2016-06-29 a 2022-06-28
- Direcção Geral de Ensino Superior
-
Nº Registo: R/A-Ef 1681/2011/AL02
- 2017-02-23
Documentos
17_2014_Guião de autoavaliação
19_2014_Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa