Mestrado em Estudos Artísticos

Objetivos do Curso

O curso aprofunda e consolida a formação do 1º ciclo, facultando a especialização numa das três áreas: Ciências Musicais, Estudos Fílmicos e Estudos Teatrais. O reforço acentuado da componente teórica e reflexiva permitirá a obtenção de um conhecimento mais profundo das articulações conceptuais, institucionais e materiais das artes em análise. Sobre cada uma delas, os estudantes deverão adquirir as seguintes competências: - compreender a sua historicidade; - diferenciar os seus materiais constitutivos; - dominar o seu vocabulário crítico; - conhecer os mecanismos e os critérios da apreciação estética; - ser capaz de produzir textos de índole crítica; - estruturar e transmitir conhecimentos no domínio das artes; - realizar experiências criativas, explorando a diversidade expressiva, técnica e temática de cada uma das artes. A investigação e a pesquisa serão realizadas tanto em contexto arquivístico como em contacto com o universo criativo da contemporaneidade.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, nos termos do nº1 do Artigo 17 do decreto-lei nº115/2013:
a) Titulares do grau de Licenciado, ou seu equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Programador, Gestor Cultural ou Assessor em centros culturais, museus, cinematecas, cine-teatros, orquestras, companhias de teatro, editoras, fundações, associações, autarquias, estruturas empresariais e outras. - Autor, Produtor ou Assistente em projetos culturais e artísticos nos domínios do cinema, da fotografia e do audiovisual, da música, do teatro e das artes performativas em geral. - Docente ou investigador. - Jornalista Cultural.

Regime de Estudo

O Curso é ministrado em horário diurno / Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os estudantes, depois de obterem o grau de mestre neste ciclo de estudos, para além de estarem habilitados a ter uma visão crítica da cultura e da arte, nomeadamente nos domínios específicos do Cinema, do Teatro e da Música, devem adquirir competências práticas de investigação e produção de conhecimento numa destas áreas ou no seu cruzamento, práticas de transferência de conhecimento através de projetos de criação ou programação artístico-cultural e práticas de assessoria na área das indústrias culturais e criativas.

Coordenador(es) do Curso

Sérgio Emanuel Dias Branco
sdiasbranco@fl.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Sérgio Emanuel Dias Branco
sdiasbranco@fl.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

A qualificação será obtida mediante a aprovação em todas as unidades curriculares do 1º e do 2º a no e a elaboração de uma dissertação ou de um relatório de estágio ou de projecto a submeter a um júri em provas públicas.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de terceiro ciclo.

Plano de Estudos

Estudos Artísticos

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: 9430

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1654/2011/AL03

2023-03-07

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Publicação em Diário da República

Guião de autoavaliação