Mestrado em Análises Clínicas

Objetivos do Curso

O Curso de Mestrado em Análises Clínicas tem como objectivo principal conferir conhecimentos e uma formação especializada e multifacetada na área do diagnóstico laboratorial, visando a aquisição de competências científicas
e técnicas de um profissional de nível superior da referida área. A sólida formação teórica nas diferentes valências, conseguida através das várias unidades curriculares, é complementada pela realização de um estágio curricular no 2º ano que permite a aquisição de experiência prática relativa a essas mesmas valências, fortemente integrador dos conhecimentos adquiridos que culmina na elaboração de um Relatório de Estágio, sujeito a defesa pública perante um júri nomeado pelo conselho científico da Faculdade de Farmácia. Mas para além da especialização profissional, este curso confere uma formação académica e científica que permite a prossecução de estudos do 3º Ciclo em diferentes áreas científicas no âmbito da Biomedicina.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos; d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Farmácia, nomeadamente no domínio das Ciências Bioanalíticas.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere
ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os mestres em Análises Clínicas estão habilitados para desenvolver a sua actividade profissional em laboratórios públicos e privados de análises clínicas, laboratórios de controlo antidopagem, laboratórios de análises toxicológicas, centros de diagnóstico terapêutico e monitorização de fármacos, laboratórios de análises hidrológicas e bromatológicas, laboratórios de controlo microbiológico, instituições de verificação e gestão da qualidade e unidades de investigação e de desenvolvimento.

Regime de Estudo

O Curso é ministrado a tempo integral, em regime presencial e horário diúrno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma actividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respectivas unidades curriculares no ano lectivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do n.º 7 do artigo 5º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projectos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública nos termos do n.º1 do artigo 8.º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O Curso de Mestrado em Análises Clínicas tem como objectivos principais:
i) Conferir ao estudante uma formação especializada e multifacetada na área do diagnóstico laboratorial, conferindo-lhe competências para correlacionar os dados laboratoriais mais comuns em amostras biológicas humanas com situações patológicas. Assim, pretende-se que ele adquira conhecimentos e competências
específicas para o trabalho, como um Técnico Superior de Saúde, num laboratório de Análises Clínicas, nas suas valências principais, nomeadamente, Bioquímica, Hematologia, Imunologia e Microbiologia.
ii) Adquirir competências práticas fundamentais para o trabalho nas principais áreas do Laboratório de Análises Clínicas e autonomia técnico-científica para a realização e validação de metodologias analíticas aplicadas à referida área, bem como para a compreensão e a implementação do sistema de gestão de qualidade no laboratório de Análises Clínicas.
iii) Conferir, para além desta orientação profissional, uma formação académica e científica de base que permita a prossecução de estudos do 3º Ciclo em diferentes áreas científicas subjacentes às Análises Clínicas.
Estes objectivos gerais foram sendo desenvolvidos na forma de objectivos específicos nas várias unidades curriculares do curso e no Estágio curricular final e operacionalizados através da frequência às aulas e das respectivas avaliações, bem como através da avaliação do desempenho do estudante durante o seu estágio curricular e na prova pública final de apresentação e discussão do seu Relatório de Estágio. De referir, que a frequência às aulas Práticas e Teórico-Práticas é obrigatória e a avaliação é feita por exame escrito em todas as unidades curriculares, havendo para algumas também uma componente de exame Prático, onde se vai aferindo o grau de cumprimento dos objectivos.
Este curso compreende 4 semestres curriculares, sendo concedido o grau de mestre a quem nele obtiver 120 créditos ECTS de natureza obrigatória (Ciências e Tecnologias da Saúde: 72 ECTS; Qualidade e Certificação: 4 ECTS; Estágio/projecto: 44 ECTS).

Coordenador(es) do Curso

Ana Miguel Duarte Matos Silva
anamatos@ci.uc.pt

Bárbara Silva Rocha
barbarasrocha@icloud.com

Coordenador de mobilidade

Ana Cláudia Paiva Santos
ana.cl.santos@gmail.com

António José Ribeiro
aribeiro@ff.uc.pt

Carla Sofia Pinheiro Vitorino
uc40743@uc.pt

Ricardo António Esteves de Castro
rcastro@ff.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para a conclusão do ciclo de estudos o estudante deverá realizar um estágio/projecto com 44 ECTS.
Pela conclusão com aprovação das unidades curriculares e estágio/Projecto, o estudante obterá o grau de Mestre, tal com o disposto no nº1 do artigo 20º do Decreto-Lei nº74/2006 de 24 de Março.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Este ciclo de estudos confere uma formação académica e científica para a prossecução de estudos do 3º Ciclo em diferentes áreas científicas no âmbito das Análises Clínicas

Plano de Estudos

Análises Clínicas

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: 6267

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 12-09-2022
Data de fim: 17-12-2022
2º Semestre
Data de início: 06-02-2023
Data de fim: 20-05-2023

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1623/2011/AL01

2018-07-06

Documentos

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração

09_Publicação_DR_D_11574/2018