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Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

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Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

6658

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

2 Ano(s)

Créditos ECTS

120.0

Categoria

Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Coordenador(es) do Curso

Carlos Manuel Folgado Barreira (cabarreira@fpce.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O estudante deve conhecer enquadramentos ideológico-representacionais, normativo-legais e teórico-empíricos que permitam compreender e estruturar o ensino e a formação de professores;
Desenvolver uma consciência ética e deontológica de funções docente e da formação em geral;
Compreender os paradigmas da avaliação do ensino e da formação de professores;
Desenvolver uma cultura de inovação pedagógica susceptível de aplicação nas práticas educativas de ensino e de formação.
O curso terá a duração de 4 semestres, incluindo a frequência de unidades curriculares, a participação num seminário e a redacção de uma dissertação de investigação ou a realização de um estágio e elaboração e defesa de relatório de estágio.
Regime de Estudo
O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O grau de Mestre será alcançado, quando o estudante obtiver 120 ECTS, sendo possível avançar para o 3º ciclo de estudos(Doutoramento).
Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1. º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo conselho científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto –Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com a redacção que lhe foi dada pelo DL nº107/2008, de 25 de Junho
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho
Saídas Profissionais
Formação de especialistas para investigação e para a intervenção na área da análise fundamentada do ensino e da educação, bem como da preparação de profissionais no campo da docência, da formação, da supervisão e da avaliação do desempenho. Efectivamente, a constante transformação a que a escola e a sociedade estão sujeitas, implica, por parte dos profissionais que laboram nas vastas e complexas áreas da educação e da formação, uma postura activa como agentes directos do desenvolvimento/aquisição de competências de teor técnico, interpretativo, crítico e interventor.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O curso terá a duração de 4 semestres-120 ECTS, incluindo a frequência de unidades curriculares, a participação num seminário e a redacção de uma dissertação de investigação ou a realização de um estágio e elaboração e defesa de relatório de estágio.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2016-09-22 a 2019-09-21
R/A-Ef 1689/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18