Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais

Objetivos do Curso

Este curso tem como principais objetivos:
Assegurar, predominantemente, a aquisição de uma especialização de natureza académica ou profissional em ESDDL, com crianças, jovens e famílias.
Aprofundar os conceitos fundamentais atualmente vigentes no saber educativo próprio da Educação Social (ES).
Proporcionar os instrumentos estratégicos para a coordenação, a gestão, a planificação, a execução e a avaliação de projetos e instituições, em contextos específicos de intervenção da ES, com crianças, jovens e famílias, numa perspetiva integrada e integradora.
Habilitar para a análise processual e crítica no âmbito da investigação - ação para a inovação em contextos da ES, do Desenvolvimento Social, específicos das crianças, jovens e famílias ao nível nacional, transnacional e europeu.
Consciencializar para a dimensão ética de investigar e/ou intervir em contextos socioeducativos onde se enquadram e movem crianças, jovens e famílias marcados pela vulnerabilidade, marginalização e exclusão social.
O curso de Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais está estruturado em 4 semestres num total de 120 ECTS distribuídos por 12 unidades curriculares.
O plano do curso no seu 1.º ano é estruturado por 7 unidades curriculares obrigatórias, 3 unidades curriculares optativas.
O 2.º ano integra a realização de uma investigação e a elaboração de uma dissertação ou a realização de um estágio de natureza profissional, e a elaboração de um relatório final, sendo, ambos os trabalhos escritos, sujeitos a apresentação e defesa pública.

Condições de Acesso e Ingresso

1- Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado por uma instituição de ensino superior nacional ou estrangeira;
b) Detentores de um curriculum escolar científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudo pelo Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
d) Em casos devidamente justificados, pode aceder aos ciclos de estudos de mestrado quem apresentar um currículum centífico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo conselho científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

- Permite assegurar a aquisição de uma especialização de natureza académica ou profissional em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, com crianças, jovens e famílias.
- Formar profissionais especializados em problemas sociais e educativos que envolvam crianças, adultos, jovens e famílias.
- Otimizar a formação profissional de educadores e os métodos de intervenção.
- Habilitar para análise processual e crítica no âmbito da investigação e proporcionar a inovação sobre contextos da Educação Social, entre outros objectivos.

Regime de Estudo

Este Mestrado irá funcionar durante as Sextas-feiras no período da tarde e ao Sábado

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O presente CE confere grau de MESDDL e permite, aos seus estudantes, a aquisição de um vasto conjunto de competências, de entre as quais referem-se:
- Conceber, aplicar, avaliar e gerir programas e estratégias de intervenção e mediação socioeducativa, com crianças, jovens e famílias, em diversos âmbitos utilizando competências específicas, designadamente:
- Aplicar técnicas de identificação de fatores de exclusão e discriminação que dificultam a inserção social de indivíduos e grupos;
- Utilizar técnicas concretas de intervenção socioeducativa e comunitária (preventivas, de ajuda, de carácter terapêutico, de resolução e mediação de conflitos, técnicas orientadas para trabalhar o currículo social);
- Integrar os recursos sociais, institucionais, pessoais e materiais disponíveis para levar a cabo o trabalho num determinado âmbito de ação;
- Produzir e gerir meios e recursos para a intervenção socioeducativa;
- Colaborar e assessorar na elaboração de programas socioeducativos nos meios e redes de comunicação e informação (Internet, rádio, televisão, imprensa, etc.);
- Utilizar e avaliar sessões de formação com recurso às novas tecnologias;
- Mostrar uma atitude empática, respeitosa, solidária e de confiança para com os indivíduos e instituições de educação social;
- Desenvolver uma atitude e competência linguística que favoreçam o trabalho em ambientes multiculturais e plurilinguísticos;
- Ser capaz de trabalhar em equipas multidisciplinares.

Coordenador(es) do Curso

Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar
ninigaspar@fpce.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Lisete Santos Mendes Mónico
lisete_monico@fpce.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

A Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional é efetuada nos termos do previsto no Regulamento n.º 191/2014, de 15 de Maio.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro – aprova os princípios reguladores de instrumentos para a criação do espaço europeu de ensino superior; Portaria 782/2009, de 23 de Julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Nos termos do artº 20º, nº1, alíneas a) e b) do DL 74/2006 de 24 de março na sua redação atual, a obtenção do grau de Mestre em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais pressupõe a inscrição e aprovação em todas as unidades curriculares do Curso de Especialização e a elaboração e defesa perante um júri de uma Dissertação de natureza científica, original e realizada para este fim ou de um Estágio de natureza profissional, objeto de Relatório Final.
A frequência com sucesso de todas as unidades curriculares do 1º ano do curso de mestrado, permite a obtenção de um certificado de estudos de pós-graduação em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Nos termos do número 1 do artigo 30.º do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de Março (alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de setembro e retificado pela Declaração de Rectificação n.º 81/2009, de 27 de Outubro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 115/2013 de 07 de agosto), este 2º Ciclo de Estudos permite a candidatura a um 3º Ciclo de Estudos.

Plano de Estudos

Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais

Ano lectivo
2020-2021

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Código DGES: 6656

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Formação ao Longo da Vida


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 21-09-2020
Data de fim: 18-12-2020
2º Semestre
Data de início: 15-02-2021
Data de fim: 21-05-2021

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2027-07-30
Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua

Nº Registo: CCPFC/ACC-87628/16

2016-07-25 a 2019-07-25
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1687/2011/AL03

2023-07-19

Documentos

Relatório final da Comissão de Avaliação Externa

Guião de autoavaliação

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Relatório final Comissão de Avaliação Externa

Decisão do Conselho de Administração