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Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

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Ano lectivo

2017-2018

Plano de estudos em processo de alteração para 2017/2018.

Código DGES

6657

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

2 Ano(s)

Créditos ECTS

120.0

Categoria

Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Coordenador(es) do Curso

Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas (anaseixas@fpce.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Teresa Manuela Marques Santos Dias Rebelo (terebelo@fpce.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
Este ciclo de estudos, ancorado numa reflexão aprofundada sobre as necessidades e exigências formativas dos profissionais de educação e formação da atualidade, nomeadamente no que diz respeito à gestão da formação e da administração educacional, tem como objetivos primordiais capacitar os mestrandos para:
1. Participar na administração das políticas de educação e formação, ao nível central, regional e local;
2. Dirigir, integrar e assessorar órgãos de gestão escolar ou outras instituições de educação ou formação;
3. Coordenar e apoiar tecnicamente serviços, órgãos de gestão escolar ou de outras instituições educativas;
4. Responsabilizar-se pela gestão de projetos e programas de Educação e Formação;
5. Conceber, planificar, desenvolver e avaliar programas e atos educativos, formais ou não formais, que melhor sirvam as necessidades das pessoas e das comunidades;
6. Caracterizar, descrever e compreender factos educativos ocorridos em qualquer contexto, com qualquer tipo de pessoas, consideradas quer em grupo, quer individualmente;
7. Organizar e desenvolver todas as atividades relativas aos processos de mediação educativa ao longo da vida;
8. Realizar atividades de docência e investigação no âmbito de formação de formadores e da administração educacional.

Este Mestrado, estruturado em duas áreas de especialização: Organização e Gestão da Formação e Organizações Educativas e Gestão Escolar, possibilita uma formação científico-académica ou profissionalizante, através do desenvolvimento de competências de investigação e de intervenção nas áreas da Gestão da Formação e da Administração Educacional.
O MGFAE tem a duração de 4 semestres (2 anos): O 1.º ano inclui a frequência de um conjunto de unidades curriculares e o 2.º ano um seminário e a elaboração de uma dissertação de investigação, quando o mestrando pretende uma formação científica ou um seminário e a realização de um estágio, apresentação e defesa do relatório de estágio, quando a opção do mestrando é a via profissionalizante.
Regime de Estudo
O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Depois da Obtenção do Grau de Mestre é possível avançar para o 3º ciclo de estudos (Doutoramento).
Condições de Acesso e Ingresso

1- Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado por uma instituição de ensino superior nacional ou estrangeira;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1. º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo conselho científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de Março, com a redacção que lhe foi dada pelo DL nº 107/2008, de 25 de Junho
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho
Saídas Profissionais
O Curso de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional pretende dotar os seus destinatários de modelos, metodologias e técnicas, no contexto da educação e da formação, que lhes permitam o desempenho, autónomo e responsável, de um leque variado de funções, nomeadamente:
1. Direcção de escolas e de associações de escolas;
2. Direcção de centros de formação;
3. Cargos de gestão e liderança intermédia;
4. Gestão administrativa nos estabelecimentos de educação e ensino;
5. Assessoria aos órgãos de administração e gestão em:
Direções Gerais;
Agrupamentos escolares;
Estabelecimentos de ensino privado;
Centros de formação das associações de escolas.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Este curso destina-se a públicos com diferentes trajectos académicos e profissionais.
Aberto a pessoas com formação na área das Ciências da Educação ou Ensino, contempla igualmente o acesso de licenciados em outras áreas, privilegiando aqueles que manifestem interesse e/ou experiência profissional no domínio da Gestão da Formação e/ou Administração Educacional.

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120 Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006);

Para salvaguardar a especialização científica, o estudante deve obter 18 ECTS no primeiro ano deste segundo ciclo em unidades curriculares da área de especialização que pretende finalizar o curso e realizar a dissertação ou o estágio e o relatório de estágio na mesma área. A cada área de especialização correspondem assim, 78 ECTS, a traduzir a sua especificidade.

A frequência com sucesso de todas as unidades curriculares do 1º ano do curso de mestrado permite a obtenção de um certificado de estudos de pós-graduação em Gestão da Formação e Administração Educacional.

Plano de Estudos
Percursos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2016-09-08 a 2022-09-07
R/A-Ef 1688/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18