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Mestrado em Ciências da Educação

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

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Ano lectivo

2017-2018

Plano de estudos em processo de alteração para 2017/2018.

Código DGES

6031

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

2 Ano(s)

Créditos ECTS

120.0

Categoria

Mestrado de Continuidade

Coordenador(es) do Curso

Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar (ninigaspar@fpce.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Teresa Manuela Marques Santos Dias Rebelo (terebelo@fpce.uc.pt)

Teresa Maria Vidal Urbano (teresa@fpce.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O Mestrado em Ciências da Educação tem por principais objectivos proporcionar aos estudantes uma formação que os torne capazes de: a) Conceber, planificar, desenvolver e avaliar programas e actos educativos, formais ou não formais, que melhor sirvam as necessidades pessoais e das comunidades e contextos onde os indivíduos interagem; b) Caracterizar, descrever e compreender factos educativos ocorridos em qualquer contexto, com qualquer tipo de pessoas, consideradas quer em grupo quer individualmente; c) Desenvolver todas as actividades relativas aos processos de mediação educativa ao longo da vida, nomeadamente dos destinados à (re)construção de identidades pessoais e profissionais; d)Responsabilizar-se pela gestão de projectos e programas de Educação e Formação; e) Participar na Administração e Gestão de Sistemas e Organizações de Educação e Formação, ao nível central, regional e local.
O curso, organizado de acordo com o sistema europeu de créditos curriculares (ECTS), tem a duração de quatro semestres (120 ECTS). O plano de estudos inclui unidades curriculares obrigatórias e de opção, um seminário, um estágio e um relatório de estágio. 2 Anos
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
- Criar competências avançadas nos domínios da produção e análise da informação;
- Consolidar competências de investigação na área da Ciência da Informação;
- Criar competências de leitura crítica, de compreensão e de intervenção nos domínios da produção, análise e comunicação da informação;
- Criar competências para a criação, gestão e condução de projetos;
As competências acima enumeradas, genéricas e específicas, habilitarão os alunos a prosseguir a sua formação num 3º ciclo.
Regime de Estudo
O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de terceiro ciclo
Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Licenciados ou com grau equivalente em Ciências da Educação ou em Educação;
b) portadores de um grau académico estrangeiro, correspondente ao 1º ciclo de estudos em Ciências da Educação ou de áreas afins, organizado de acordo com os princípios de Bolonha, de um Estado que tenha aderido a este sistema;
c) portadores de um grau académico estrangeiro de nível superior em educação que seja reconhecido, pelo Conselho Científico da FPCE, como cumprindo os objectivos do grau de licenciado em Ciências da Educação;
d) portadores de um curriculum vitae académico, científico ou profissional que seja considerado, pelo Conselho Científico da FPCE, como atestando capacidade de realização deste ciclo de estudos;
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de Março, com a redacção que lhe foi dada pelo DL nº107/2008, de 25 de Junho.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria nº 782/2009, de 23 de Julho
Saídas Profissionais
Os mestres em Ciências da Educação estão habilitados para trabalhar nas seguintes áreas: Instituições Educativas; Escolas e Municípios; Instituições de Educação Especial; Departamentos do Ministério da Educação; Direcção Regional da Educação; Investigação em Ciências da Educação
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O plano de estudos inclui unidades curriculares obrigatórias e de opção, um seminário, um estágio e um relatório de estágio.
O acesso a cada uma das áreas do estágio é efectuado por seriação dos estudantes, mediante a aplicação dos seguintes critérios de selecção:
• Média de curso do 1.º ciclo
• Nota das unidades curriculares obrigatórias da área;
• Média das notas das unidades curriculares do 1.ºano do mestrado;
• Número de ECTS realizados.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2016-08-01 a 2019-07-31
CCPFC/ACC-87638/16 - CCPFC
Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
Período(s)
  • 2016-06-06 a 2019-06-06
R/A-Ef 1683/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18