Cursos
/
Reitoria
Curso de Formação: UC Docência LABS – Curso Preparação para a Docência no Ensino Superior
Objetivos do Curso
No âmbito do programa UC Docência LABS, a preocupação fundamental com o incremento de qualidade do ensino ministrado na UC (ODS4) e com uma relação pedagógica capaz depotenciar os talentos dos estudantes e compreender os respetivos perfis, bem como estimular processos de aprendizagem cada vez mais promotores de autonomia de pensamento, criatividade e vontade de aprender ao longo da vida, em estreita articulação com a produção e divulgação de conhecimento científico, constituem se, como os motes estruturantes deste curso breve.
Condições de Acesso e Ingresso
Docentes da UC em início de carreira (no âmbito do Programa UC Qualifica) e docentes que desejam aprofundar conhecimentos sobre pedagogia no ensino superior.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.
Regime de Estudo
B-learningLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
PortuguêsObjetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Refletir criticamente sobre o papel do docente no ensino superior; aplicar metodologias ativas que favoreçam o envolvimento dos estudantes e a construção autónoma do conhecimento; implementar estratégias pedagógicas que estimulem a participação, o pensamento crítico e a motivação para a aprendizagem; desenvolver práticas de comunicação eficazes em contextos presenciais e de tutoria, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo; conceber e aplicar processos inovadores de avaliação, coerentes com as aprendizagens esperadas e centrados no estudante.Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento Académico da Universidade de CoimbraPlano de Estudos
- Percursos
Ano lectivo
2025-2026
2025-2026
Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau
Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado
Duração: 1 Trimestre(s)
Créditos ECTS: 1.0