Doutoramento em Materiais e Processamento Avançados

Entidades parceiras: Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa, Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho

Objetivos do Curso

70% de todas as inovações técnicas estão direta ou indiretamente ligadas aos materiais.Esta percentagem tem vindo a crescer desde os anos 70 e é previsível que continue a crescer até 2030.Os materiais avançados foram identificados pela Comissão europeia como uma das cinco tecnologias chave de desenvolvimento. O Programa Doutoral proposto em Materiais e Processamento Avançados está em linha com esta realidade,oferecendo um 3º Ciclo altamente interdisciplinar, construído da competência e experiência das instituições de investigação e departamentos académicos envolvidos. O programa está em linha com programas doutorais de Universidades e Institutos europeus de grande nomeada, o que tornará os seus diplomados mais competitivos em qualquer parte do mundo, em particular na Europa, para além de abrir portas ao alargar de colaboração científica entre o pessoal envolvido, o que trará como consequência um reforço da competitividade portuguesa relativamente a projetos e redes de I&D europeias.

Condições de Acesso e Ingresso

Ter concluído um dos seguintes graus académicos ou equivalente:
- Licenciatura pré-Bolonha em Ciência e/ou Engenharia de Materiais, ou áreas afins;
- Mestrado pré ou pós-Bolonha em Ciência e/ou Engenharia de Materiais, ou áreas afins,
- Ter obtido média de licenciatura pré-Bolonha ou de mestrado integrado pós-Bolonha ou média ponderada de 1º e 2ºciclos pós-Bolonha igual ou superior a 14/20.
- Serão admitidos candidatos com média inferior a 14 valores caso sejam autores de, pelo menos, um trabalho original com arbitragem por pares, já publicado ou aceite para publicação até à data de submissão da candidatura;
- Possuir uma graduação em Ensino Superior, obtida em instituição nacional ou estrangeira, reconhecida como apropriada pela Comissão Científica do Programa,
- Possuir um currículo profissional ou científico reconhecido como relevante e apropriado pela Comissão Científica do Programa.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/Inglês

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Ao assegurar a formação de especialistas com fortes capacidades de inovação e promoção do progresso tecnológico, na área dos Materiais e Processamento Avançados, este Doutoramento tem como saídas profissionais carreiras de ensino e/ou investigação científica, bem como a integração no mercado de trabalho em áreas que vão desde diversas indústrias (cerâmica e vidro, polímeros e moldes, automóvel e aeroespacial, metalomecânica, eletrónica e computadores, etc.) à I&D+i e desenvolvimento tecnológico, produção, controlo de qualidade, regulamentação e transferência de tecnologia, até à consultoria. Entre as competências que se pretende dotar os jovens doutorados encontram-se: pensamento crítico, autonomia conceptual e empreendedorismo, potenciando a possível criação de novos negócios.

Coordenador(es) do Curso

Ana Paula da Fonseca Piedade
ana.piedade@dem.uc.pt

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, na sua redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O plano de estudos compreende um curso doutoral a entrega de um projeto de tese e respetiva apresentação pública, a que correspondem 18 ECTS e uma tese com 150 ECTS.

Plano de Estudos

Materiais e Processamento Avançados

Ano lectivo
2025-2026

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0

Propina Anual: 2750.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-31
Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
2025-02-03

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Guiao_de_autoavaliacao

Registo_DGES