Pós - Graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu – para professores

Objetivos do Curso

Criar um espaço de trabalho colaborativo e de partilha de objetivos, de conhecimento, de recursos e de experiências, procurando fomentar a realização de projetos e iniciativas de interesse pedagógico, animação da leitura, promoção do livro e formação no âmbito alargado da gestão dos arquivos, bibliotecas e museus; Preparar profissionais capazes de produzir selecionar, avaliar, analisar, representar, recuperar, comunicar, armazenar e preservar informação de valor, em qualquer suporte, analógico ou digital, recorrendo a ferramentas tecnológicas e respeitando as diretrizes existentes, nacionais e internacionais; Redirecionar percursos académicos para a área da gestão de arquivos, bibliotecas escolares/públicas/universitárias e museus.

Condições de Acesso e Ingresso

Coordenadores Interconcelhios da Rede de Bibliotecas Escolares, Professores Bibliotecários, Educadores e Professores em Geral.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A avaliação dos formandos será efetuada numa escala quantitativa, de 1 a 10 valores, nos termos do n.º 6 do artigo 4º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio:
- Excelente – de 9 a 10 valores;
- Muito bom – de 8 a 8,9 valores;
- Bom – de 6,5 a 7,9 valores;
- Regular – de 5 a 6,4 valores;
- Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
Têm aproveitamento desde que obtenham classificação igual ou superior a 5 valores e na assiduidade cumpram 2/3 do número de horas presenciais conjuntas estabelecidas;
No início da formação, os parâmetros da avaliação serão clarificados com os formandos.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Ao frequentar a Pós-Graduação, o formando adquirirá competências cruciais que permitam criar condições para a organização e gestão da informação de arquivos, bibliotecas e museus, assim como, aprenderá a promover iniciativas conjuntas que desenvolvam as literacias junto dos seus utilizadores, trocando experiências e partilha de recursos. Produzirá documentos com vista à melhoria do funcionamento e gestão dos arquivos, bibliotecas e museus e terá orientações para a constituição e atualização de catálogos em linha. Fomentará a colaboração entre arquivos, bibliotecas e museus, otimizando os recursos disponíveis e as atividades de promoção de leitura e outras literacias.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu – para professores

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 688 HORAS

Créditos ECTS: 60.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos