Curso de Formação - Gestão da Qualidade em Serviços de Informação - para professores

Objetivos do Curso

No final, os/as alunos/as devem conhecer as diferentes normas e modelos de gestão da qualidade, saber utilizar os principais instrumentos e ferramentas de gestão da qualidade, conceber, executar e avaliar uma política de gestão de qualidade em Serviços de Informação, usando algumas das principais conceções, modelos e normas disponíveis.

Condições de Acesso e Ingresso

Coordenadores Interconcelhios da Rede de Bibliotecas Escolares, Professores Bibliotecários, Educadores e Professores em Geral.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A avaliação dos formandos será efetuada numa escala quantitativa, de 1 a 10 valores, nos termos do n.º 6 do artigo 4º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio:
- Excelente – de 9 a 10 valores;
- Muito bom – de 8 a 8,9 valores;
- Bom – de 6,5 a 7,9 valores;
- Regular – de 5 a 6,4 valores;
- Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
Têm aproveitamento desde que obtenham classificação igual ou superior a 5 valores e na assiduidade cumpram 2/3 do número de horas presenciais conjuntas estabelecidas; No início da formação, os parâmetros da avaliação serão clarificados com os formandos.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Liderança em Qualidade: Desenvolver competências de liderança para promover uma cultura organizacional voltada para a qualidade nos serviços de informação.
Gestão de Processos: Compreender e aprimorar os processos relacionados com os serviços de informação.
Inovação Tecnológica: Estar atualizado e ser capaz de aplicar tecnologias inovadoras para otimizar a gestão da qualidade em serviços de informação.
Comunicação Eficaz: Desenvolver competências de comunicação para garantir a transmissão eficiente de informações relevantes aos stakeholders.
Ética Profissional: Agir com integridade e ética, aplicando padrões elevados de conduta nas atividades relacionadas com os serviços de informação.
Análise de Dados: Utilizar ferramentas analíticas para interpretar dados e tomar decisões baseadas na melhoria contínua.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Gestão da Qualidade em Serviços de Informação - para professores

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 48 HORAS

Créditos ECTS: 4.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos