Curso de Formação - Marketing da Informação e de Serviços de Informação - para professores

Objetivos do Curso

No final, pretende-se que os/as alunos/as adquiram conceitos, métodos e técnicas de Marketing úteis para a Gestão Estratégica dos Serviços de Informação através de uma eficiente e eficaz Mediação da informação para todos os Prossumidores. Espera-se que os/as alunos/as desenvolvam um espírito crítico; que gerem novas ideias e sejam criativos; que aprendam a trabalhar em equipa e que sejam capazes de resolver problemas organizacionais de Marketing no contexto dos Serviços de Informação.

Condições de Acesso e Ingresso

Coordenadores Interconcelhios da Rede de Bibliotecas Escolares, Professores Bibliotecários, Educadores e Professores em Geral.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A avaliação dos formandos será efetuada numa escala quantitativa, de 1 a 10 valores, nos termos do n.º 6 do artigo 4º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio:
- Excelente – de 9 a 10 valores;
- Muito bom – de 8 a 8,9 valores;
- Bom – de 6,5 a 7,9 valores;
- Regular – de 5 a 6,4 valores;
- Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
Têm aproveitamento desde que obtenham classificação igual ou superior a 5 valores e na assiduidade cumpram 2/3 do número de horas presenciais conjuntas estabelecidas; No início da formação, os parâmetros da avaliação serão clarificados com os formandos.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Visão Estratégica: Desenvolver a capacidade de pensar estrategicamente, alinhando os serviços de informação aos objetivos organizacionais; Análise de Ambiente: Compreender e analisar o ambiente interno e externo para identificar oportunidades e ameaças na gestão de serviços de informação; Inovação e Tecnologia: Integrar inovações e avanços tecnológicos de forma estratégica para impulsionar a eficiência e competitividade dos serviços de informação. Desenvolvimento de Parcerias: Estabelecer e gerir parcerias estratégicas para fortalecer a posição dos serviços de informação no mercado. Gestão de Recursos: Otimizar o uso eficiente de recursos, financeiros e humanos, para sustentar a entrega eficaz de serviços de informação. Marketing e Posicionamento: Desenvolver estratégias de marketing para promover os serviços de informação e consolidar sua posição no mercado.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Marketing da Informação e de Serviços de Informação - para professores

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 48 HORAS

Créditos ECTS: 4.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos