Licenciatura em Biologia Marinha

A Licenciatura em Biologia Marinha é lecionada no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz.

Objetivos do Curso

Tendo por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030, no contexto das Nações Unidas, pretende se com este ciclo de estudos promover a formação em Biologia Marinha, num alargado leque de áreas científicas estruturantes ligadas à Biologia Marinha (Fisiologia, Biodiversidade e Taxonomia, Ecologia, Ambiente, Sustentabilidade dos Recursos marinhos, Conservação e Valorização de Recursos Naturais e Serviços dos Ecossistemas etc). São ainda objetivos deste ciclo de estudos fornecer uma sólida formação científica, teórica e laboratorial, que permita ao aluno iniciar uma atividade profissional em áreas tão distintas como a Investigação, a Indústria (Agroalimentar, Farmacêutica, Biotecnológica) e a Divulgação de Informação Científica, quer a nível nacional quer internacional. - Promover uma formação inicial de banda larga em Biologia Marinha que permita ao aluno prosseguir a sua formação avançada em diversas áreas de especialização dentro do espaço de Ensino Europeu.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Duas das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
16 Matemática

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 100 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Técnicos em Biologia Marinha, Recursos Marinhos, Sustentabilidade e Alterações Globais; Gestores de ambiente e responsabilidade ambiental e social das empresas; Técnicos superiores em câmaras municipais e organismos do estado (ICNF, APA, DGAV, ONGs); Técnicos superiores em empresas do sector agroambiental (ex. produção animal); Técnicos responsáveis pelo apoio à inovação empresarial.

Regime de Estudo

Diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e/ou inglês

Regras de Avaliação

A avaliação é uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destinada a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, a sua pro-atividade e espírito crítico e de síntese, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da comunicação escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação, os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, de acordo com os regulamentos da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: exame escrito ou oral, frequências, resolução de problemas, trabalhos práticos (laboratoriais ou computacionais) ou escritos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados, tendo os estudantes que ter conhecimento da ponderação de cada componente na avaliação final, nos termos dos regulamentos da Universidade de Coimbra. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Em observância dos descritores de Dublin, a licenciatura em Biologia Marinha confere aos alunos um conjunto de competências transversais (instrumentais, pessoais e sistémicas), bem como diversas competências específicas, relativas à área da Biologia Marinha, tais como aptidões especializadas para a resolução de problemas em matéria de investigação e/ou inovação, para desenvolver novos conhecimentos e procedimentos e integrar os conhecimentos de diferentes áreas, originalidade no desenvolvimento e/ou na aplicação de ideias, frequentemente num contexto laboral ou de investigação, demonstrar um nível considerável de autoridade, inovação, autonomia, integridade científica ou profissional e assumir um firme compromisso no que diz respeito ao desenvolvimento de novas ideias ou novos processos na vanguarda de contextos de estudo ou de trabalho, inclusive em matéria de investigação, ou ainda a capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra, RAUC, Regulamento n.º 805-A/2020, DR, 2ª série, de 24 de setembro (http://www.uc.pt/academicos/regulamentos/regulamentos), nos termos fixados no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior definido pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

A Licenciatura em Biologia Marinha tem a duração de seis semestres no total correspondentes a 180 ECTS, dos quais 6 na área da Matemática, 6 na área da Física, 6 na área da Química, 6 na área da Oceanografia e 12 em áreas interdisciplinares. Esta Licenciatura incluirá um Projeto em Biologia Marinha também com 6 ECTS que poderá ser desenvolvido dentro das instalações da UC, nos Centros de Investigação ou noutras instituições creditadas, como Universidades, empresas ou organizações relacionadas com a área da Licenciatura.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Acesso ao 2º ciclo de estudos.

Plano de Estudos

Biologia Marinha

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9013

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2024-07-31 a 2030-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 87/2024

2024-06-26

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Relatório final Comissão de Avaliação Externa

Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos