Curso de Especialização em Periodontologia e Implantologia Oral

Objetivos do Curso

O curso tem como objetivo geral proporcionar formação avançada pós-graduada a nível da Periodontologia e Implantologia Oral, com a duração de 3 anos a tempo integral, baseado nos padrões de qualidade emitidos pela Federação Europeia de Periodontologia (EFP), e que permita ao graduado exercer clínica a nível de especialidade, possibilitando acesso ao colégio de Periodontologia da OMD. Pretende-se, de uma forma genérica, proporcionar aos formandos um nível extenso e sofisticado de competências necessárias para o desenvolvimento de estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias e condições de tecidos periodontais e peri-implantares, incluindo a reconstrução de leitos implantares, a colocação cirúrgica de implantes dentários e o tratamento de casos complexos e
multidisciplinares, bem como a manutenção da saúde, função e estéticas destas estruturas e tecidos. O curso está estruturado através do desenvolvimento de componentes didáticas, clínicas e de investigação.

Condições de Acesso e Ingresso

A candidatura ao curso pressupõe o cumprimento dos seguintes critérios de grau de formação profissional: a) Médicos Dentistas (grau de licenciado ou mestrado integrado), Médicos Estomatologistas, detentores de cédula profissional ativa
emitida pela Ordem dos Médicos Dentistas ou pela Ordem dos Médicos, ou equivalentes legais (países da U.E.); b) Candidatos oriundos de países fora da U.E. carecem de apreciação prévia e autorização do Conselho Científico.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A aprovação no Curso é expressa no intervalo 10 a 20 da escala numérica inteira de
0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do curso é a média calculada até às centésimas e arredondada às unidades, das classificações obtidas nas unidades curriculares que o integram, ponderadas pelo respetivo número de unidades de crédito.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Pretende-se desenvolver conhecimento e competências nos domínios genéricos do profissionalismo, ética e jurisprudência, comunicação e relação interpessoal, conhecimento médico-científico e raciocínio crítico, diagnóstico, plano de tratamento e gestão do paciente, competências clínicas terapêuticas avançadas, e estabelecimento e manutenção da saúde periodontal, peri-implantar e saúde oral de uma forma integral. Os formandos deverão adquirir um extenso conhecimento da evidência científica da literatura, bem como de metodologia experimental, e autonomia de raciocínio clínico analítico. Pretende-se, ainda, a aquisição de competências diferenciadas no tratamento de todo o tipo de patologia periodontal e peri-implantar, em particular a abordagem de casos complexos e multidisciplinares de periodontite estádio III e IV. Os graduados deverão ter autonomia no desenvolvimento e implementação de um projeto de investigação, devendo apresentar um estudo sob a forma de relatório ou artigo.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Periodontologia e Implantologia Oral

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos