Curso de Formação - Cirurgia Avançada em Implantologia

Objetivos do Curso

Definir os princípios e conceitos por trás da cirurgia guiada em implantologia; Explicar as vantagens e limitações das técnicas de cirurgia guiada; Proporcionar experiência prática no planeamento da colocação de implantes usando software de cirurgia guiada. Demonstrar o processo passo a passo da realização de cirurgia guiada de implantes. Ensine técnicas cirúrgicas para extração dentária atraumática e colocação imediata de implantes; discutir o papel das restaurações provisórias em casos de implantes imediatos; Reconhecer o impacto do perfil de emergência na estética e função em restaurações suportadas por implantes; Familiarizar os participantes com técnicas de impressão digital para capturar o perfil de emergência. Introduzir várias técnicas de cirurgia plástica periodontal para aumento de tecido mole; Proporcionar experiência prática na realização de procedimentos como enxertos de tecido conjuntivo e enxertos gengivais livres.

Condições de Acesso e Ingresso

Os candidatos deverão ser titulares do grau de Licenciado, Mestrado, ou
equivalente legal em Medicina Dentária obtida fora de Portugal, de nacionalidade não portuguesa e a exercer fora de Portugal.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Inglês

Regras de Avaliação

A classificação final é expressa numa escala qualitativa de Aprovado ou Reprovado.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Utilizar ferramentas digitais, incluindo software de cirurgia guiada e técnicas de impressão digital, para um planeamento preciso, colocação cirúrgica guiada e reabilitação protética de implantes dentários; Planear e executar cirurgias de implantes guiadas usando software específico; Realizar com sucesso procedimentos de
colocação imediata de implantes, com foco na estabilidade e estética; Dominar técnicas de manipulação de tecidos moles, incluindo procedimentos de enxerto e aumento.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Cirurgia Avançada em Implantologia

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 54 HORAS

Créditos ECTS: 2.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos