Curso de Formação - Fundamentos de Literacia dos Média e da Informação para Professores

Objetivos do Curso

No final do módulo, os/as alunos/as devem conhecer os métodos de investigação científica, compreender os critérios de avaliação de fontes de informação e os desafios da Inteligência Artificial no ensino e na investigação científica. No processo, devem ser capazes de identificar os mecanismos de integridade e as
plataformas digitais e ferramentas associadas com os processos de pesquisa científica.

Condições de Acesso e Ingresso

Educadores de infância, professores dos ensinos básico, secundário, de educação especial.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

A distância

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Presença obrigatória em 2/3 nas horas de contacto da formação; Aplicação do
determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais
da avaliação contínua. Classificação final é atribuída com base na escala de 1 a 10 pontos sendo que: 9 a 10 = Excelente; 8 a 8,9 = Muito Bom; 7 a 7,9 = Bom; 5 a 6,9 = Regular; 1 a 4,9 valores = Insuficiente.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Ao longo do curso, os alunos irão adquirir competências cruciais, tais como o domínio das etapas do processo de investigação científica, permitindo-lhes conduzir
análises rigorosas e bem fundamentadas. Além disso, aprenderão a avaliar fontes de informação científica de forma crítica, utilizando critérios sólidos para discernir a fiabilidade e relevância de diferentes recursos. A exploração e utilização eficaz de plataformas e ferramentas digitais para avaliação de fontes será uma competência adicional, potenciando a capacidade dos alunos para extrair o máximo de informação de fontes variadas. O curso também aborda questões fundamentais relacionadas com a integridade, incluindo o entendimento e prevenção do plágio, bem como a compreensão dos direitos de autor e criações intelectuais.
Por último, os estudantes serão desafiados a explorar os impactos da Inteligência Artificial no ensino e investigação científica, tendo como caso de estudo o ChatGPT, proporcionando-lhes uma perspetiva valiosa sobre os avanços tecnológicos que moldarão o futuro da informação e comunicação.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Fundamentos da Literacia dos Médias e da Informação

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 36 HORAS

Créditos ECTS: 2.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
2024-04-08 a 2027-04-08

Documentos