Cursos
/
Reitoria
Curso de Formação - Fundamentos de Literacia dos Média e da Informação para Professores
Objetivos do Curso
No final do módulo, os/as alunos/as devem conhecer os métodos de investigação científica, compreender os critérios de avaliação de fontes de informação e os desafios da Inteligência Artificial no ensino e na investigação científica. No processo, devem ser capazes de identificar os mecanismos de integridade e asplataformas digitais e ferramentas associadas com os processos de pesquisa científica.
Condições de Acesso e Ingresso
Educadores de infância, professores dos ensinos básico, secundário, de educação especial.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.
Regime de Estudo
A distânciaLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Língua PortuguesaRegras de Avaliação
Presença obrigatória em 2/3 nas horas de contacto da formação; Aplicação dodeterminado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais
da avaliação contínua. Classificação final é atribuída com base na escala de 1 a 10 pontos sendo que: 9 a 10 = Excelente; 8 a 8,9 = Muito Bom; 7 a 7,9 = Bom; 5 a 6,9 = Regular; 1 a 4,9 valores = Insuficiente.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Ao longo do curso, os alunos irão adquirir competências cruciais, tais como o domínio das etapas do processo de investigação científica, permitindo-lhes conduziranálises rigorosas e bem fundamentadas. Além disso, aprenderão a avaliar fontes de informação científica de forma crítica, utilizando critérios sólidos para discernir a fiabilidade e relevância de diferentes recursos. A exploração e utilização eficaz de plataformas e ferramentas digitais para avaliação de fontes será uma competência adicional, potenciando a capacidade dos alunos para extrair o máximo de informação de fontes variadas. O curso também aborda questões fundamentais relacionadas com a integridade, incluindo o entendimento e prevenção do plágio, bem como a compreensão dos direitos de autor e criações intelectuais.
Por último, os estudantes serão desafiados a explorar os impactos da Inteligência Artificial no ensino e investigação científica, tendo como caso de estudo o ChatGPT, proporcionando-lhes uma perspetiva valiosa sobre os avanços tecnológicos que moldarão o futuro da informação e comunicação.
Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de CoimbraPlano de Estudos
Ano lectivo
2024-2025
2024-2025
Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau
Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado
Duração: 36 HORAS
Créditos ECTS: 2.0
Candidaturas
Avisos de Abertura
Acreditações
- Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
- 2024-04-08 a 2027-04-08