Curso de Formação - Storytelling: uma ferramenta eficaz na educação, comunicação de ciência e avaliação pedagógica

Objetivos do Curso

Informar, ensinar e conscientizar sobre a importância, conteúdo, atualização e aplicação do conhecimento em Ciência.
Comunicar eficientemente, sendo assertivo e claro.
Explorar novas formas de comunicação educativa e científica.
Contribuir para o desenvolvimento de competências de avaliação, especialmente na avaliação pedagógica, alinhadas com orientações legais.
Promover práticas colaborativas na construção de projetos de avaliação pedagógica em sala de aula.

Condições de Acesso e Ingresso

Âmbito geral: Embora apresente conteúdos e exemplos na área das ciências, o curso é dirigido aos Professores e Educadores de todos os graus de ensino e áreas disciplinares. Âmbito específico: Professores/educadores das Ciências Naturais, grupos 100, 110, 230 e 520.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Classificação final: Participação na sessão presencial - 15%; trabalho autónomo - 40%; prova e apresentação final – 45%.
A avaliação dos formandos será efetuada numa escala quantitativa, de 1 a 10 valores, nos termos do n.º 6 do artigo 4º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio:
- Excelente – de 9 a 10 valores;
- Muito bom – de 8 a 8,9 valores;
- Bom – de 6,5 a 7,9 valores;
- Regular – de 5 a 6,4 valores;
- Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
Têm aproveitamento desde que obtenham classificação igual ou superior a 5 valores e na assiduidade cumpram 2/3 do número de horas presenciais conjuntas estabelecidas;
No início da formação, os parâmetros da avaliação serão clarificados com os formandos.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Desenvolver habilidades de comunicação com qualquer público. Controlar a audiência para melhorar a comunicação. Elaborar recursos educativos para apoiar projetos de avaliação pedagógica. Facilitar a troca de materiais e experiências, esclarecer dúvidas e gerar ideias pedagógicas.
Reforçar práticas de avaliação formativa, rubricas, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de coleta de informação.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Storytelling: uma ferramenta eficaz na educação, comunicação de ciência e avaliação pedagógica

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 27 HORAS

Créditos ECTS: 1.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
2024-02-05 a 2027-02-05