Curso de Formação - Distinção e evolução das Plantas - A alga que queria ser Flor

Objetivos do Curso

- Concretizar o propósito dos curricula escolares de Ciências e das aprendizagens essenciais e as competências do PASEO.
- Concretizar o propósito da flexibilidade curricular.
- Concretizar uma formação original básica sobre Botânica.
- Concretizar um projeto a aplicar na Escola.

Condições de Acesso e Ingresso

Embora apresente conteúdos e exemplos na área das ciências, o curso é dirigido aos Professores e Educadores de todos os graus de ensino e áreas disciplinares. Âmbito específico: Professores/educadores das Ciências Naturais, grupos 100, 110, 230, 520.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Classificação final: Participação na sessão presencial - 15%; trabalho autónomo - 40%; prova e apresentação final – 45%.
A avaliação dos formandos será efetuada numa escala quantitativa, de 1 a 10 valores, nos termos do n.º 6 do artigo 4º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio:
- Excelente – de 9 a 10 valores;
- Muito bom – de 8 a 8,9 valores;
- Bom – de 6,5 a 7,9 valores;
- Regular – de 5 a 6,4 valores;
- Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
Têm aproveitamento desde que obtenham classificação igual ou superior a 5 valores e na assiduidade cumpram 2/3 do número de horas presenciais conjuntas estabelecidas;
No início da formação, os parâmetros da avaliação serão clarificados com os formandos.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Privilegiando o contato direto e real com plantas diversas, preferencialmente em contexto de exterior, "Distinção e Evolução dos principais grupos de plantas” consiste numa formação básica sobre Botânica, que deveria ser obrigatória e integrar qualquer Formação de Formadores.
É fulcral o conhecimento das plantas, seres autotróficos dos quais muitos seres vivos, como o Homem, dependem.
As plantas estão à nossa volta, há que conhecer e preservar, mais ainda face aos desafios ambientais da atualidade.
Sumário das Competências Específicas:
- Despertar, informar, ensinar, tomar consciência da importância, conhecimento e interpretação das plantas que nos rodeiam;
- Identificar e distinguir plantas dos principais grupos vegetais;
- Entender e interpretar a evolução das plantas;
- Aplicar conhecimentos em casos de estudo, sobretudo em contexto natural, espaços verdes;
- Aplicar conhecimentos em diferentes abordagens escolares, níveis de escolaridade e necessidades e aprendizagens essenciais.
- Desenvolver a motivação e a criatividade e educar para a sustentabilidade.
- Concretizar um projeto na Escola - nível de escolaridade e tema à escolha do Formando.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Distinção e evolução dos principais grupos vegetais: "A alga que queria ser flor"

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 27 HORAS

Créditos ECTS: 1.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
2023-12-19 a 2026-12-19

Documentos

Acreditação CCPFC