Curso de Formação - Fundamentos de Segurança da Informação - para professores

Objetivos do Curso

No final do Curso, os alunos devem compreender os conceitos de Segurança da Informação e aplicá-los, identificando os ativos de informação a serem protegidos. Explorarão técnicas de segurança da informação, elaborarão políticas de informação e reconhecerão desafios da inteligência artificial.

Condições de Acesso e Ingresso

Educadores de infância, professores dos ensinos básico, secundário, de educação especial.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

A distância

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Presença obrigatória em 2/3 nas horas de contacto da formação; Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Classificação final é atribuída com base na escala de 1 a 10 pontos sendo que: 9 a 10 = Excelente; 8 a 8,9 = Muito Bom; 7 a 7,9 = Bom; 5 a 6,9 = Regular; 1 a 4,9 valores = Insuficiente.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No Curso, adquirirão competências essenciais, incluindo a valorização da informação como ativo crítico, aplicação prática de conceitos de segurança, classificação e proteção de informações críticas, princípios de proteção de dados, conhecimento de sistemas de segurança da informação e consideração da componente humana na segurança. O curso prepara os alunos para enfrentar os desafios crescentes na Segurança da Informação e contribuí efetivamente para a proteção dos ativos informacionais das organizações.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Segurança da Informação - para professores

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 54 HORAS

Créditos ECTS: 2.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
2024-02-05 a 2027-02-05

Documentos