Curso de Formação - Fundamentos de Segurança da Informação

Objetivos do Curso

O Curso visa que os alunos dominem os conceitos e técnicas associadas à área. No final, devem conhecer os conceitos de Segurança da Informação e ser capazes de os aplicar, identificando os ativos de informação que importa salvaguardar.
No processo, os/as alunos/as devem ser capazes de perceber e explorar técnicas associadas com a segurança da informação, bem como serem capazes de elaborar políticas de informação e reconhecer os desafios colocados por novas ferramentas associadas com a inteligência artificial.

Condições de Acesso e Ingresso

Técnicos Superiores de Serviços de Informação, Técnicos Superiores da Administração Pública e da Administração Local e outros candidatos com interesse na temática abordada.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

A distância

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Presença obrigatória em 2/3 das horas de contacto da formação; Quantitativa 0-20 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os alunos desenvolverão competências cruciais, como a compreensão do papel da informação na gestão organizacional, a aplicação prática de conceitos de Segurança da Informação (SI) em cenários reais, e a capacidade de classificar e proteger informações críticas, garantindo confidencialidade, integridade e disponibilidade. Além disso, serão estudados os princípios fundamentais de proteção de dados, de acordo com os regulamentos respetivos.
O Curso abrange também o conhecimento de sistemas e mecanismos de SI, incluindo prevenção, monitorização, deteção, reação, análise e correção de sistemas. Destaca-se a importância da componente humana na SI, sensibilizando os alunos para a necessidade de políticas de segurança e estratégias para mitigar incidentes relacionados à ação humana.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Segurança da Informação

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Trimestre(s)

Créditos ECTS: 2.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos