Fundamentos de Promoção do Livro e da Leitura na Sociedade da Informação - para professores.

Objetivos do Curso

Objetivos do curso: No final do módulo, os/as alunos/as devem dominar as competências teóricas e teórico-práticas sobre o livro, a leitura, a sua promoção e mediação; desenvolver competências de análise crítica, de intervenção e de promoção do livro e da leitura no contexto da sociedade da informação; aplicar competências no âmbito das bibliotecas escolares e do Plano Nacional de leitura e planear atividades relacionadas com o livro e a leitura.

Condições de Acesso e Ingresso

Educadores de infância, professores dos ensinos básico, secundário, de educação especial.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

E-learning

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Classificação final é atribuída com base na escala de 1 a 10 pontos sendo que: 9 a 10 = Excelente; 8 a 8,9 = Muito Bom; 7 a 7,9 = Bom; 5 a 6,9 = Regular; 1 a 4,9 valores = Insuficiente.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Ao frequentar um curso de "Fundamentos de Promoção do Livro e da Leitura na Sociedade de Informação", professores bibliotecários, técnicos superiores de arquivo e museus desenvolverão competências multifacetadas. Dominarão as necessidades e hábitos de leitura desde os Baby Boomers até à Geração Alfa, personalizando estratégias para diversos grupos etários. Enfrentarão o desafio do leituricídio, explorando soluções inovadoras para revitalizar a leitura. Implementarão eficazmente planos nacionais de leitura, com foco nas Bibliotecas Escolares. Compreenderão o comportamento informacional, facilitando o acesso à informação na sociedade digital. Promoverão hábitos de leitura no ecossistema digital, utilizando ferramentas digitais e estratégias adaptadas. Participarão ativamente em atividades de animação do livro e da leitura, incluindo o movimento das Bibliotecas Humanas, promovendo a inclusão e diversidade. Estas competências, alinhadas com o contexto digital e cultural, capacitam os formandos para gerir eficazmente a informação na sociedade da informação, contribuindo para o enriquecimento educacional e cultural da comunidade.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Promoção do Livro e da Leitura na Sociedade de Informação

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 36 HORAS

Créditos ECTS: 2.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
2023-11-13 a 2026-11-13

Documentos