Cursos
/
Reitoria
Curso de Formação em Fundamentos de Promoção do Livro e da Leitura na Sociedade da Informação
Objetivos do Curso
No final do módulo, os/as alunos/as devem dominar as competências teóricas e teórico-práticas sobre o livro, a leitura, a sua promoção e mediação; desenvolver competências de análise crítica, de intervenção e de promoção do livro e da leitura no contexto da sociedade da informação; aplicar competências no âmbito das bibliotecas escolares e do Plano Nacional de leitura e planear atividades relacionadas com o livro e a leitura.Condições de Acesso e Ingresso
Técnicos Superiores de Serviços de Informação, Técnicos Superiores da Administração Pública e da Administração Local e outros candidatos com interesse na temática abordada.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.
Regime de Estudo
E-learningLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
PortuguêsRegras de Avaliação
Presença obrigatória em 2/3 das horas de contacto da formação; A unidade curricular funciona em regime de Blended Learning pelo que serão utilizadas técnicas e ferramentas diversificadas. A unidade curricular contempla duas formas de avaliação: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Quantitativa 0-20 valores.Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Ao frequentar um curso de “Fundamentos de Promoção do Livro e da Leitura na Sociedade da Informação”, técnicos superiores de arquivo e museus desenvolverão competências multifacetadas. Dominarão as necessidades e hábitos de leitura desde os Baby Boomers até à Geração Alfa, personalizando estratégias para diversos grupos etários. Enfrentarão o desafio do leituricídio, explorando soluções inovadoras para revitalizar a leitura. Implementarão eficazmente planos nacionais de leitura, com foco nas Bibliotecas Escolares. Compreenderão o comportamento informacional, facilitando o acesso à informação na sociedade digital. Promoverão hábitos de leitura no ecossistema digital, utilizando ferramentas digitais e estratégias adaptadas. Participarão ativamente em atividades de animação do livro e da leitura, incluindo o movimento das Bibliotecas Humanas, promovendo a inclusão e diversidade. Estas competências, alinhadas com o contexto digital e cultural, capacitam os formandos para gerir eficazmente a informação na sociedade da informação, contribuindo para o enriquecimento educacional e cultural da comunidade.Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de CoimbraPlano de Estudos
Ano lectivo
2024-2025
2024-2025
Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau
Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado
Duração: 1 Trimestre(s)
Créditos ECTS: 2.0