Fundamentos de Promoção do Livro e da Leitura na Sociedade da Informação

Objetivos do Curso

No final do módulo, os/as alunos/as devem dominar as competências teóricas e teórico-práticas sobre o livro, a leitura, a sua promoção e mediação; desenvolver competências de análise crítica, de intervenção e de promoção do livro e da leitura no contexto da sociedade da informação; aplicar competências no âmbito das bibliotecas escolares e do Plano Nacional de leitura e planear atividades relacionadas com o livro e a leitura.

Condições de Acesso e Ingresso

Técnicos Superiores de Serviços de Informação, Técnicos Superiores da Administração Pública e da Administração Local e outros candidatos com interesse na temática abordada.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

E-learning

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Presença obrigatória em 2/3 das horas de contacto da formação; A unidade curricular funciona em regime de Blended Learning pelo que serão utilizadas técnicas e ferramentas diversificadas. A unidade curricular contempla duas formas de avaliação: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Quantitativa 0-20 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Ao frequentar um curso de “Fundamentos de Promoção do Livro e da Leitura na Sociedade da Informação”, técnicos superiores de arquivo e museus desenvolverão competências multifacetadas. Dominarão as necessidades e hábitos de leitura desde os Baby Boomers até à Geração Alfa, personalizando estratégias para diversos grupos etários. Enfrentarão o desafio do leituricídio, explorando soluções inovadoras para revitalizar a leitura. Implementarão eficazmente planos nacionais de leitura, com foco nas Bibliotecas Escolares. Compreenderão o comportamento informacional, facilitando o acesso à informação na sociedade digital. Promoverão hábitos de leitura no ecossistema digital, utilizando ferramentas digitais e estratégias adaptadas. Participarão ativamente em atividades de animação do livro e da leitura, incluindo o movimento das Bibliotecas Humanas, promovendo a inclusão e diversidade. Estas competências, alinhadas com o contexto digital e cultural, capacitam os formandos para gerir eficazmente a informação na sociedade da informação, contribuindo para o enriquecimento educacional e cultural da comunidade.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Promoção do Livro e da Leitura na Sociedade da Informação

Ano lectivo
2023-2024

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Trimestre(s)

Créditos ECTS: 2.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos